13 de fev de 2014

Salada de beterraba com tahine (vegana)



Gente essa receita é tudo de bom!!! Delícia mesmo!
Vai rolar muitas e muitas vezes aqui em casa!
Busquei no site Panelinha e fiz metade da receita com pouquíssimas adaptações!

Salada de beterraba com tahine
Ingredientes

1 beterraba média
1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 dente pequeno de alho espremido
1 colher de sopa de suco de limão
1/2 colher de sopa de água
um punhado de folhas de hortelã fatiadas

Preparo:
Limpe bem a beterraba, embrulhe no papel alumínio e leve para assar em forno médio por cerca de 45 minutos ou 1 hora).
Depois de pronta deixe esfriar e leve para geladeira. (eu fiz esse preparo um dia antes de fazer a salada)
Desembrulhe a beterraba e tire a pele - ela sai super fácil na mão! Fiz de baixo da água corrente! ;)
Fatie a beterraba em fatias finas e reserve.
Misture o alho, o tahine e o suco de limão. Misture bem até dissolver o tahine.
Por fim, junte a água e parte da hortelã.
Misture as fatias de beterraba ao molho preparado sirva com mais fatias de hortelã por cima! :)
Bom apetite!



Beijos Fê

4 de fev de 2014

Brownie com caramelo salgado e farofinha de castanha caramelizada


Encontrar com amigos queridos sempre é muito bom! Ainda mais quando faz tempo que não os vemos não é!?
Quando o encontro está repleto de guloseimas ele fica ainda melhor! Boa conversa regada de quitutes gostosos!

Na dúvida do que fazer para levar, perguntei para o Ti. Prato salgado: fechamos num lanchinho básico (com pão delícia da La Boulangerie)- sempre bom não é!? E para o doce.... Segundo o marido "não mexe em time que está ganhando"...e brownie de chocolate sempre é uma opção que agrada todo mundo! Mesmo! Mas vou confessar... tava meio cansada de fazer o velho brownie com a mesma carinha... queria dar um ar mais bacana .... com um charminho na apresentação! Fiz um caramelo salgado e aproveitei que tinha castanha-do-pará, caramelizei elas e depois processei... fazendo uma farofinha esperta! Bão demais!

Brownie de chocolate
Ingredientes

125g de chocolate amargo
200g de manteiga sem sal
4 ovos
230 g de açúcar
50g de farinha de trigo peneirada
20g de cacau em pó, sem açúcar, peneirado

Preparo: Derreta do chocolate com a manteiga (fiz no microondas). Misture bem e deixe esfriar um pouco.
Misture a farinha e o cacau em pó peneirados. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar até ficar uma mistura cremosa. Junte o chocolate derretido com a manteiga, e incorpore com uma espátula. Por fim, junte a farinha e o cacau. Incorpore tudo e coloque numa assadeira untada e forrada com papel manteiga.
Asse em forno preaquecido a 170 graus cerca de 25 minutos.

Caramelo salgado
Ingredientes

2 xícaras de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
1 caixinha de creme de leite (200g)
2 colheres de sopa de glucose de milho (karo)
1 colher de sopa de flor de sal

Preparo: (use uma panela funda para não espirrar)

Misture a flor de sal com o creme de leite (em temperatura ambiente). Reserve.
Coloque numa panela o açúcar, a água e a glucose. Misture para dissolver um pouco do açúcar (não espalhe muito para que o açúcar não grude na borda e queime no processo ok ).Leve em fogo médio e deixe até que a mistura fique numa cor de âmbar (cerca de 10 minutos).
Nessa hora, abaixe o fogo e junte com cuidado o creme de leite (com a flor de sal já misturada) na panela! Vai com fé no seu fouet e misture por mais 1 ou 2 minutos!

Farofa de Castanha-do-pará caramelizada
Ingredientes

3/4 de xícara de açúcar
3/4 de xícara de castanha-do-pará

Preparo:
Numa panela de fundo grosso coloque o açúcar e leve ao fogo médio.
Quando o açúcar começar a derreter e começar a ficar douradinho, abaixe o fogo e junte as castanhas. Mexa bem para envolver os pedaços de castanha no caramelo (é rapidinho ok!).
Despeje as castanhas caramelizadas num silpat e deixe esfriar. Daí é só passar no processador e pulsar algumas vezes.
*caso você queria pedacinhos de castanha em vez de farofa, pique-as ainda quando estiverem um pouco mornas... ;)

Daí....depois de tudo pronto....é só juntar tudo e mandar ver! Garanto que você vai ficar feliz! hehehe



Beijos Fê

Ps 1: Se você curte a combinação, mas o brownie não é muito a sua praia.... e você preferir um bolinho, tem um de chocolate com caramelo e flor de sal AQUI.

Ps 2: Foto do meu amigo Henrique

2 de fev de 2014

Baba ganoush de jiló e chips de jiló assado me converteram

Não sei vocês...mas aqui em casa o jiló nunca esteve entre os ingredientes favoritos da minha lista de compras...
Mais que isso, não fazia parte da minha rotina culinária - se posso assim dizer...
Poderia atribuir a falta de hábito familiar em preparar jiló (qualquer que fosse o tipo de preparo), entretanto há outros tantos ingredientes que não eram frequentemente utilizados na minha família, e que hoje eu uso com frequência na minha cozinha.
E então, na vontade de desafiar o padrão pré estabelecido (pela "tradição" e pela sociedade - vamos combinar que jiló não é algo comum da nossa mesa..) certa vez eu comprei o bendito jiló pra fazer...

"tá aí.. não curto jiló... muito amargo"....Oficialmente me declarei "não amante do jiló".
Tempos depois uma amiga comentou sobre uma farofa de jiló que ela comeu e estava muito boa. Dei mais uma chance para o jiló....não fui muito feliz... comi... mas não foi a melhor coisa do mundo..
Prestes a desistir (do jiló)... ouvi de uma amiga, que ouviu num programa sobre alimentação infantil (captou!?rsrs), que a nutricionista do programa dizia para as crianças algo do tipo " como você pode dizer que não gosta disso se você não prova todas as opções"... ou seja..há vários preparos para uma determinada coisa.
Foi aí que eu resolvi abraçar a causa como uma criança...hahaha... quando ia no mercado, comprava jiló (não sempre... mas quando pintava um jeito novo de comer o trem)! E foram esses dois tipo de jiló que me converteram! Daí meu post da conversão pela aceitação do jiló! ;) rsrs

Vou ser sincera que não tem jiló toda semana na minha mesa... mas já é algo que eu incluo na lista de compras! Até o momento, só esses dois jeitos de fazer jiló me agradaram.... vou continuar a testar outros modos de preparo! Ah, se você tem um jeito gostoso de preparar jiló, me passa por favor, vou querer provar! Até lá, eu recomendo que você tente abrir seu coração, ou melhor seu paladar para o jilózinho! hehehe
A primeira receita (o baba ganoush) me inspirei no Claude Troisgros!Tinha como dar errado!? O cara é bom o bastante para me fazer gostar de jiló! Olha que tudo de bom! rs Adaptei com os ingredientes que tinha em casa e fiz essa versão:

Baba ganoush de jiló
Ingredientes

*para tirar o amargor do jiló: coloque o jiló em 500ml de água com 2 limões espremidos e um pouco de sal. Deixe por uns 30- 40 minutos.
4 jilós médios
1 colher de café de mel
suco de 1 limão grande (ou de 1 e 1/2)
30 ml de azeite
pimenta calabresa a gosto
sal a gosto

Preparo:
Escorra o jiló e esprema para tirar bem o líquido. Coloque os jilós em assadeira com azeite e leve ao forno a 180oC por cerca de 40 minutos.
Quando estiver pronto, retire do forno e deixe esfriar. Retire a polpa do jiló com ajuda de uma colher.
Misture os demais ingredientes, deixando o limão por último.
Guarde na geladeira até a hora de servir.

O gostinho de limão fica bem presente, muito bom! Colocar hortelã picadinha fica ótimo! Agora vem o chips de jiló! Esse não tem muito segredo, fiz a pedido do marido,e deu super certo! Ele praticamente comeu o prato todo sozinho! rs

Chip de jiló assado (vegana)
Ingredientes

jiló
azeite
sal
pimenta-do-reino moída na hora

Preparo:
Corte o jiló em fatias finas e deixe na água com limão (ou vinagre) por cerca de 30 minutos.
Escorra e esprema bem (eu dou uma pressionadinha com o papel toalha pra ficar mais sequinho ;)
Coloque as fatias de jiló numa assadeira, regue azeite e coloque o sal e a pimenta a gosto. Dê uma misturadinha básica e leve para assar em forno médio até ficarem douradinhos.

Uma ótima semana para todos!
Beijos Fê