24 de fev de 2012

Tortinhas de chocolate com perfume de cointreau

Sabe aquele dia que você acorda empolgadérrima para fazer uma receita bem bacana? Bom eu tinha chocolate em casa e daí já viu!
Me deparei com essa tortinha mega fofa no livro “O Bistrô de Alice” . Tive que preparar!
O recheio eu peguei da Alice, mas a base eu mudei. Mesclei duas receitas e fiz uma terceira! Ficou óóóteeema!

Hora de fazer vocês passarem vontade: hehehe
Tortinha de chocolate com perfume de cointreau (rendeu 22 pequenininhas ;)

Massa:
200g de farinha de trigo
25g de amêndoa moída
120g de manteiga em sal gelada
100g de açúcar refinado
1 pitada de sal
1 ovo (levemente batido)
1 colher de café essência de amêndoa

Recheio :
250g de chocolate meio amargo
200g de creme de leite (caixinha)
80g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de cointreau

Prepare a massa:
1. Coloque os ingredientes no processador de alimentos (menos o ovo). Pulse algumas vezes para os ingredientes se misturarem. Coloque o ovo e ligue na velocidade mais baixa (ou vá pulsando) até começar a forma uma massa. Tire a massa do processador e trabalhe com as mãos numa superfície lisa.

2. A massa deve ficar bem homogênea. Faça uma bola com a massa e coloque dentro de um saco (ou envolva num plástico filme) e leve para geladeira por 1hora.

3. Abra um saquinho (próprio para alimentos) e coloque a massa no meio (entre as folhas). Abra a massa com um rolo e cubra as forminhas (usei mini forminhas de torta com fundo removível) . Faça furinhos no fundo da massa com ajuda de um garfo e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos .


Prepare o recheio:
1. Derreta o chocolate em banho-maria . Junte o creme de leite e continue mexendo bem até a mistura ficar bem homogênea.
2. Adicione a manteiga pouco a pouco misturando com um batedor manual . Acrescente uma colher de sopa de cointreau.
3. Despeje o recheio na massa já assada e leve para geladeira até que fique firme.

Ficou bem gostoso! Até o Ti que nem é muito fã de chocolate meio amargo adorou essa tortinha! (Ele tá quase se convertendo..hahaha)

Bom fds
Beijos Fe

23 de fev de 2012

Alho assado com sal negro

Fazendo carne assada? Linguiça? Frango? Quem sabe... a sei lá.....pra mim tem muita coisa que combina com alho assado!
É tãão simples de fazer e fica tão bom! Rola direto aqui em casa!!

Faz assim ó: Corta a ponta da cabeça de alho (tem alguns dentes que não cortaram, não tem problema). Daí você coloca essa cabeça em um pedaço de papel alumínio, rega um tiquinho de azeite, mói um pouco de pimenta-do-reino, salpica um pouco de tomilho, e por fim um pouco de sal (eu usei sal negro que ganhei de uma amiga muuuito querida).
Bom, já temperou seu alho? Agora você fecha ele com o papel alumínio - fazendo um pacotinho - e leva para assar!

Dessa vez eu fiz umas linguicinhas calabresas assadas - deixei o tempo de assar a linguiça (cerca de 35 minutos).
Tá pronto!

*só não vale baforar no povo tá gente!! ...hahahahaha

Beijos Fe

19 de fev de 2012

Bolinho de chocolate com pecã e pasta de avelã


Mais uma variação de bolinho de chocolate! *Mega bom*!!!
Essa é a receita de bolinho que eu mais faço, já apareceu aqui no blog, é boa e sempre dá certo! Dessa vez eu tinha um pouco de chocolate em barra e um pouco de noz pecã, piquei tudo e botei na massa! :P

Anota aí:
Ingredientes (rede 12 unidades)
2 ovos
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
1 xícara de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de chá de chocolate em pó
1/2 xícara de chá de leite
1 colher sopa de fermento em pó
200g de chocolate meio amargo picado (eu não medi, tinha um punhado e juntei esse punhado na receita)
um punhado de noz pecã picada
Pasta de avelã para cobrir

Preparo: (bati tudo na mão com um batedor de arame)
Bata o açúcar e a manteiga, depois misture o chocolate em pó . Acrescente os ovos e bata bem e depois junte a farinha peneirada e o leite. Por fim, misture o fermento e depois os pedacinhos de chocolate e as nozes com uma espátula. Coloque nas forminhas de papel pela metade e asse em forno preaquecido a 180oC por 15 a 20 minutos - os meus bolinhos assam em exatos 17 minutos..rs. Retire do forno e deixe esfria, depois é só cobrir com a pasta de avelã, se lambuzar e ser feliz! :)

Beijos Fe.

16 de fev de 2012

Meu amor por Gergeliko


Na época de faculdade rolou muita viagem acampando.... sabe como é né....estudante é duro e para poder viajar gastando pouco, o que rola é dormir em barraca e fazer miojo ou pão com mortadela (clássicos)hehehe. Sem dúvida uma época muito boa! As nossas viagens eram sempre com muitos amigos, divertidas e para lugares liiindos!!!
Bom, numa das viagens nós fomos para a Chapada dos Veadeiros, passar o reveillon (2003/2004). Passamos por Brasília, e fizemos um tour pela Esplanada dos Ministérios - nessa época eu e o Ti nem sabíamos que um dia a gente ia morar aqui ...rs. Enfim....

Chegamos na Chapada! Uauu!! Lugar liiindo de morrer! Sério!! Cachoeiras lindas, um verde deslumbrante, muita história dessa viagem, mas isso fica pra uma outra vez...rs. Agora vocês me perguntam: tá, e o Gergeliko??

Aaahhhh Gergeliko! (suspiro).....esse foi amor a primeira mordida! rs
Uma das vezes que paramos para abastecer o carro, desdemos na loja de conveniência para comprar umas besteirinhas. Não lembro quem foi que pegou o tal do Gergeliko, só sei que quando comi eu gamei! ;) Sabe quando você come alguma coisa com gosto! Pois é...era o que eu sentia!
Quando fomos embora, levei "alguns" pacotes comigo...rsrs...*gorda é fod&¨% né*...kkkk. Me acabei de comer...até que um dia...eles é que acabaram... :(
E pra achar esse trem em Piracicaba?? Afff....foi quase uma saga! Nuca achei o Gergeliko..... snif snif.. :(

Passado os anos eu já até nem lembrava mais...assim...eu lembrava, lógico, mas já era um sonho distante...quase impossível. Até que ....(pausa dramática)....o Ti veio para Brasília! \o/ \o/....logo...eu tive meu reencontro com o Gergeliko! Eu até pensei...." faz taanto tempo....o negócio nem deve ser tão bom assim" ...mas era gente. O gostinho era o mesmo "gostinho gostoso" que eu lembrava e adorava!! Por sorte, em Brasólia, a gente acha Gergeliko em qualquer mercado! Então quando bate Aquela vontade eu trago um pacotinho pra casa! Ai...tudo de bom!

Bom....eu falei tão bem do negócio que é capaz de alguém comer e nem achar essa coisa toda....que eu posso fazer? Faz parte né! rsrsrs

Beijos de gergelim para vocês!:)
Fe.

ps: não estou sendo paga para falar do Gergeliko ok! Como vocês viram, nosso caso de amor foi muito intenso! :P hehehe

pps: para quem ficou curioso, o site do Gergeliko é esse aqui: www.gergeliko.com.br

11 de fev de 2012

Mais espaço na Kit !!!

Eu sei que isso não é novidade, existe faz tempo e muita gente conhece (redundante?) hahahaha......
mas gente, eu não podia deixar de compartilhar com vocês a minha emoção de botar tuuudo no vácuo!! kkkk

Foi assim:
Minha sogra me mandou dois organizadores à vácuo, um para viagens e outro para casa. Eu guardei e esqueci.... daí hoje eu e o Ti resolvemos fazer uma arrumação! Um dia dedicado a liberar espaço no armário! hehe (a gente volta e meia faz isso...)

Tira coisa daqui e dali - pá! Achei o pacote "easy space"!
" Ti pega os 2 edredons pra mim por favor!" - obs: eu sei que moro em Brasília, e que frio para usar edredom é algo inexistente. Mas eu adoro e minha cama fica linda!
Enfim....como o clima tá um pouco mais quentinho do que o normal, facilitei a vida e guardei os dois "fofões", e mais uma mantinha, à vácuo! Nooooossssaaaaaa....descobri o Brasil o espaço! Me senti a tal com o aspirador de pó na mão sugando tuuuudo!!kkkk

Pirei! Tirei toodas as blusas de frio do guarda roupa (daquelas bem pra frio mesmo que nós só usamos quando vamos viajar para algum lugar frio - tipo, uma vez por ano....) e sai para comprar mais pacotes!! Comprei mais 3! Suuugaaaaa tuuuuuddoooooo!!!! kkkkk

**Mais um pouco eu entrava dentro de um desses pra ver se eu ficava mais magrinha....kkkkkk...
Bom gente, é isso....só queria compartilhar com vocês, meu momento de enooooorme felicidade por arrumar mais espaço na kitnet - coisa muito importante por sinal!

Meus edredons cheinhos:


Finiiiinho:
Ói que coisa mais lindia da mãe!


ps: Eu nem preciso dizer que pateta do jeito que sou, eu me atrapalhei pra descobrir como usar né!?! Tava botando a culpa no meu aspirador de pó, dizendo que ele não tinha força suficiente!! kkkkk Detalhe: tem modo de usar na embalagem do negócio! Acho que bati a cabeça quando era pequena, ou comi banana estragada...não é possível! kkkkk

pps: Comprei esses organizadores na kalunga aqui de Brasília (adooooro) - tem de diferentes tamanhos

Beijos Fe

10 de fev de 2012

Financier


Já vou começar falando que amei essa receita por 2 bons motivos: primeiro, porque ela é realmente uma delícia! Provei a primeira vez, financiers feito pela minha amiga Stef...nossa...morri... Acho até que passei vergonha...kkk. Não demorou muito e eu arrisquei faze-los aqui em casa! Eu não tenho forminhas de financier, mas adaptei com forminhas de mini quindim - que eu uso para fazer minicupcakes ;).
O segundo motivo é que eu acho chic falar financier!! kkkk Não é? Parece alguma coisa mega sofisticada!! Adorei!!

A Stef pegou a receita da Laura Calder (e todas as receitas que ela fez da Laura Calder e eu testei deram suuuper certo!).
Bom aproveita que o fim de semana já está aí, e prepara financiers para quem você gosta! ;)

Financier
Ingredientes:

140g de manteiga sem sal
200g de açúcar de confeiteiro
90g de amêndoas com casca moídas
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
5 claras de ovo
2 colheres de sopa de cognac ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha - eu usei licor amaretto!

Preparo:
Preaqueça o forno a 230 oC. Derreta a manteiga* e deixe chegar a temperatura ambiente. Reserve.

Misture o açúcar as amêndoas e a farinha. Adicione as claras (Sem bater) e a baunilha (no meu caso, amaretto), misture até incorporar bem. Por fim, acrescente a manteiga derretida.

Preencha as forminhas. Coloque apenas 3/4 da sua capacidade para que não transborde.

Leve ao forno preaquecido por 5 minutos. Reduza a temperatura do forno para 200 graus e continue assando por mais ou menos 10 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. (no meu forno levou um pouco mais de tempo)

(os meus quando prontos ficaram meio branquinhos, deixei assim mesmo, mas daí em uma das fornadas eu resolvi ligar o grill - para não recessar demais deixando mais tempo assando). Depois de prontos coloquei os financiers nas forminhas de papel, só pra ficar mais bonitinho! :D

Dica da Stef:
"Se não conseguir levar tudo de uma vez ao forno, lembre-se que na segunda fornada é necessário aumentar a temperatura do forno pelo tempo informado acima, ok?"
"pode substituir as amêndoas por castanha, avelãs ou nozes"

*gente a Stef me avisou que a manteiga tem que ficar meio marronzinha quando for derreter ok! Acho que por isso os meus ficaram mais branquinho....hahahaha.

Tenham um ótimo fds!! Aproveitem bastante!
Beijos Fe

4 de fev de 2012

Pirei na batatinha "frita sem óleo" :s


Vocês já devem ter ouvido falar do eletrodoméstico que faz batata frita sem óleo, certo? Bom...minha sogra comprou a máquina e eu fiquei doida para testar e ver se era "verrrdade verrrrdadeira".
A batata fica muito parecida com a batata feita no forno, só que menos ressecada. Testamos com batata congelada, dessas que a gente compra pronta no mercado - ficou óóótima (vício), depois minha sogra testou com batata comum, mas a comprada fica muito melhor.
O tempo de preparo dela também é bem rápido.

O preço: bom...é cara...tipo, cara pra car*@#%&. Aqui em casa ainda vai rolar batata de forno...... rsrsrsrs..vou deixar as batatas fritas/não-fritas para comer na sogrinha. Se você tem bala na agulha e está disposto a gastar, vale a pena...ela é fácil de usar e de limpar.

Obs- A intenção do post é relatar o que eu realmente achei da máquina ok! Eu gostei muito, acho até útil, mas é um luxo caro. Tem gente que vai falar que é besteira, coisa de gente consumista "pra que uma máquina dessa?" , bom...eu não julgo ninguém pois uma coisa útil para um, pode ser inútil para o outro. Tem gente que acha besteira ter máquina de fazer pão em casa, eu amo a minha e uso muuuito! Cada um com suas manias não é mesmo?

Obs 2- O Ti até queria testar com nuggets, mas não tinha e a preguiça de ter que ir até o mercado era grande....rsrsrs. Testamos só as batatas...rs.

2 de fev de 2012

" pá num ispirrá"


Rolou uma linguiça de aperitivo, e linguiça sem um limãozinho não é a mesma coisa não é mesmo!?! Pelo menos não pra mim.
Mas quem nunca foi espremer o limão e espirrou direto no olho (seu ou de alguém)...rs... Tem jeito de fazer direito, tem, mas eu preferir vestir o bonito!hehehe
Me lembrei que tinha visto essa ideia em uma das revistas "Casa e Comida". Peguei gaze e uma fitinha e "enfeitei" o limão!
Olha que coisa mais "biita"!

Beijos Fe