20 de ago. de 2012

Pão de Mandioca


Eu adoro um pãozinho! E quando vi a receita desse pão de mandioca, pirei! Fiz a primeira vez numa forma de bolo inglês, mas achei que a massa ficou um pouco pesada... não sei... queria o pão um pouco mais leve. (O Ti gostou e comeu quase todo o pão sozinho..rs).
Não satisfeita, eu testei novamente e dessa vez fiz a versão mini ;)
Aiiii siiiiimmm.....ficou do jeito que eu queria!

A receita é da chef Heloisa Bacelar. Peguei no site Casa e Comida

Pão de Mandioca
Ingredientes:

250 g de mandioca (sem casca)
1 envelope de fermento biológico seco
1/4 de xícara de chá de açúcar
4 xícaras de chá farinha de trigo (aproximadamente)
1 ovo
1/4 de xícara de chá de óleo
2 colheres de chá de sal - Usei apenas 1 colher de chá
1 gema para pincelar
Preparo:
Cozinhe a mandioca em aproximadamente 1 litro de água, até que a mandioca esteja muito macia. Quando pronta, coloque a mandioca no liquidificador com 1 xícara da água do cozimento (descarte os fios duros). Bata até conseguir um creme liso e passe para uma tigela média (rende 2 xícaras de purê de mandioca).

Assim que o purê ficar morno, junte o fermento e o açúcar, misture até dissolver. Junte 1 xícara de farinha, misture e deixe repousar por uns 15 minutos, ou até surgirem bolhas.

Adicione o ovo, o óleo e o sal e vá acrescentando a farinha aos pouquinhos. Trabalhe a mistura até obter uma massa macia(**a receita dizia "que descole das mãos", mas eu usei na mistura da massa, exatamente as 4 xícaras de farinha e a massa fica um tiquinho peguenta...não é muito, mas um pouco... nessa segunda tentativa, eu deixei assim mesmo!). Cubra com um pano limpo e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Depois de crescer, transfira a massa para uma superfície com farinha. Jogue mais um pouquinho de farinha em cima da massa e modele. ** Eu fiz bolinhas e coloquei em forminhas de brioche (untadas e polvilhadas com farinha). Deixe descansar por mais 1 hora (cubra com um pano), até dobrar de volume.

Pincele a gema de ovo (diluída em 1 colher de sopa de água) nos pães e asse-os por 30-40 minutos, em forno preaquecido a 200oC até que estejam crescidos e douradinhos.

Espere uns 10 minutos antes de fatiar.

Gente, super recomendo esse pão! Uma delícia!!
* A chef dá a sugestão de fazer essa mesma receita com mandioquinha, cará ou batata.

Tenham todos uma ótima semana!
Beijos Fe.

“A vida é aquilo que você deseja “ (André Luiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário