3 de jun. de 2012

Torta de espinafre delícia


Depois de ficar podre, com febre, quase sem voz, e tomando remédio para melhorar... Tô quase novinha em folha! :)
E nesse fim de domingo, para satisfazer a vontade do marido (que foi até fazer as compras para mim ontem, enquanto eu estava quase moribunda...hahaha), fiz essa torta de espinafre!
A torta é super simples e rápida de fazer! O melhor de tudo, é que é uma delícia! :D

Torta de espinafre
Ingredientes:

1 maço de espinafre
1/2 cebola picadinha
200g de queijo cottage
60g de queijo estepe
2 ovos (mais 1 para pincelar na massa)
20g de pinólis
300g massa folhada
tomilho
pimenta síria
sal
noz-moscada
azeite

(Você também vai precisar de uma forma de 20 cm de diâmetro e papel manteiga)

Preparo
1. Preaqueça o forno a 200oC. Coloque os pinólis numa frigideira antiaderente (sem nada) e deixe até ficarem douradinhos - deixe eles mas dê uma olhada e mexa de vez em quando.

2. Em uma tigela, coloque os 2 ovos e dê uma leve batida. Misture os queijos cottage e estepe (pique esse último). Junte um pouco de tomilho e tempere com pimenta síria e um pouco de sal. Regue um fiozinho de azeite (usei um azeite aromatizado com casca de limão) e por fim, junte os pinólis.

3. Regue um pouco de azeite numa frigideira e coloque a cebola. Dê uma refogadinha e junte as folhas de espinafre. As folhas vão murchar aos poucos. Quando o espinafre já estiver murchinho, tempere com um pouco de sal e noz-moscada. Mexa mais um pouco e junte à mistura e ovos e queijos na tigela, misture bem.

4. Forre o fundo da forma com papel manteiga e arrume a massa folhada (a massa folhada que eu tinha não era de rolo, era aquela de retângulos... então fui forrando a forma do jeito que deu). Coloque a massa folhada - forre o fundo deixando sobrar nas bordas. Coloque o recheio de espinhafre e dobre a massa das laterais. Feche o topo com o restante de massa e pincele um ovo batido.

5. Leve a torta para o forno e deixe por 25 minutos, ou até dourar.

Gente a torta ficou uma delícia! Vale muito a pena fazer!! O Ti tinha visto uma torta de espinafre do Jamie Oliver - foi aí que ficou cheio de vontade- mas do Jamie minha torta só tinha o espinafre e o pinólis...hahahaha...o resto foi adaptação do que eu tinha em casa!

E se você tiver outro ingrediente na sua casa como ricota, escarola... sei lá... inventa a sua torta também! Se arrisca na sua cozinha!!! ;)
Tenham uma ótima semana
Beijos Fe

Ps: Não resisti!!! hahahahaha

Um comentário:

  1. ficou com uma cor linda a sua torta..gosto muito de espinafre..deve ter ficado deliciosa a sua torta..bjo

    ResponderExcluir