1 de abr. de 2012

Nhoque de batata baroa (mandioquinha)


É...acho que me rendi ao nhoque.... rsrsrs
Sem mais drama...o negócio é bom - fato!
A batata baroa, ou também conhecida como mandioquinha, é um dos meus alimentos favoritos. O sabor é único! Amo! Lembro que quando era pequena a sopa de legumes que mais gostava que minha mãe fazia, era a sopa com mandioquinha. Hoje em dia, quando eu faço a feira e vejo a mandioquinha bonita, eu levo algumas para casa e daí um simples purê para acompanhar um suculento filé mignon me deixa satisfeita.

Dessa vez eu ia receber um amigo querido e resolvi preparar um nhoque! Me parecia um prato apropriado para um domingão! Não? rs :P

Nhoque de Batata Baroa:
Ingredientes
1 kg de batata baroa
3 ovos
cerca de 300g de farinha de trigo e um pouco mais para o manuseio
2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente (eu já fiz sem manteiga e deu certo tbm)
sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

Preparo
Limpe e descasque a batata baroa. Cozinhe até amolecer e passe num espremedor de batata. Depois junte os ovos e a manteiga (deixe esfriar um pouco para não se queimar ok). Vá misturando a farinha aos poucos. A massa fica mais consistente, mas ainda fica um pouco "peguenta", se precisar coloque um pouco mais de farinha mas não muito. Tempere com sal a pimenta e a noz-moscada.

Pegue um pouco da massa e em uma superfície limpa e enfarinhada, faça uma "cobrinha" e corte os nhoques com uma faca. Passe os nhoques para uma assadeira enfarinhada e reserve. Faça isso até acabar com toda a massa. (vá passando farinha nas mãos entre o preparo, assim evita grudar a massa.

Para cozinhar é só colocar uma panela grande com água para ferver, jogar as bolinhas lá dentro e esperar subir!
Servi com molho de tomate! Simples e gostoso! :D

Tenham todos uma boa semana!
Beijos Fe

obs: Como rende muito nhoque, é só congelar ok! Depois que cortar os nhoques e colocá-los na assadera com farinha, leve para o freezer. Depois de congelados passe eles para um saquinho ou um pote. Na hora de servir é só colocar seus nhoques direto na água fervente. Fica super bom!

Um comentário:

  1. Ebaaaa, amanha é dia de nhoque! Estava procurando por uma receita boa, e achei! Mas vou ter que substituir por batata branca... Obrigada Fê! Beijos

    ResponderExcluir