30 de nov de 2011

Mini cheesecake

Quando se pensa em preparar algo como se faz? Bom, geralmente você se preocupa em saber se tem tooodos os ingredientes certo? Certo!
Pois bem.....semanas atrás meus sogros e meus avós vieram para Brasólia e fiz um rango para eles aqui em casa. A sobremesa foi cheesecake com calda de amora!
Daí o Ti me pergunta: "Fe, você verificou tudo certinho? Não precisa comprar nada?"
Eu: "Nãããão....tá tuuudo certo! Tudo programado!"
Entretanto a cabeçuda aqui se equivocou! Quando abri o armário da cozinha, não tinha bolacha maisena para preparar a base!! "viiiixxxi".......Eu fiquei "miudinha, miudnha"...se eu falasse alguma coisa, só ia escutar um "eu perguntei".....
Obviamente, não dava para esconder, mas o que eu ouvi foi um "quem bom amor!! Pode ir lá comprar a sua bolacha!" - nem preciso dizer que o tom foi irônico né!!!...rsrsrs
Eu puxei meu banquinho e comecei a tirar tudo do armário! Tcharaaaammmm!!!! Um pacote de bolacha recheada!!kkkk Vai ser essa meeesmo!
Comecei a abrir as bolachas e tirar o recheio com uma faca e colocar num pratinho (sonho de qualquer criança né...rs..)
O problema: a bolacha que eu tinha era a Passatempo, então a textura obviamente não era a mesma de uma bolacha mais durinha. Não deu outra: "nheca" Quando eu misturei os demais ingredientes, virou uma pasta! Mas eu não desisti! Peguei mais bolacha, tirei os recheios e fiz de novo, mas dessa vez sentindo a textura até ficar do jeito que eu queria. Deu certo. Mas olha....só fiz isso porque ia comer no mesmo dia, se for para o dia seguinte já não recomendo, pois a massa umedece muito.
Enfim, o mais importante é que a cheesecake ficou uma delícia e todos gostaram.

A receita eu peguei da super querida Stef!

Cheesecake
(rendeu 10 forminhas)

Ingredientes:
Para base:
1/2 xícara de biscoito de mel triturado(em geral eu uso bolacha maisena, mas como vocês viram adaptei diante a tragédia da falta de programação/atenção....rs)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
2 colheres de sopa de açúcar

Para cheesecake:
350g de cream cheese
1/3 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar cristal (usei açúcar refinado)
2 ovos inteiros
1/3 xícara de creme de leite fresco (usei de caixinha)
1/2 colher de chá de essência de baunilha

Para calda:
um punhado de amoras (usei congeladas)
açúcar a gosto

Preparo:
1. Preaqueça o forno 180 oC.

2. Triture as bolachas no processador ou liquidificador e passe por uma peneira. Misture o açúcar nos bicoitos triturados e junte a manteiga derretida. Misture bem (vai ficar como uma farofinha).Coloque uma pequena porção em cada forminha (usei forminhas de silicone e forinhas de papel também), e pressione essa "farofinha" no fundo das forminhas. Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 10 minutos (meu forno deu 8 minutos). Retire do forno e deixe esfriar.

3. Diminua a temperatura do forno para 160 oC. Prepare o recheio: Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar por cerca de 3 minutos. Acrescente os ovos, um a um, deixe incorporar bem. Adicione a baunilha com o creme de leite e bata até ficar uma mistura homogênea. Despeje esse creme sobre a base de biscoitos e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (O tempo vai variar de acordo com o tamanho da sua forma ok! Fique de olho! O centro deve estar firme). Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve a geladeira e deixe por 1 noite (deixei cerca de 10 horas).

4. Para a calda, bati um punhado de amoras congeladas com um pouco de água no liquidificador. Levei esse "purê" para uma panela e adicionei um pouco de açúcar. Deixei em fogo baixo até reduzir um pouco. Coloquei a cobertura em um pote, deixei esfriar e levei para geladeira. Na hora de servir, é só colocar a calda sobre a cheesecake!

Obs: eu até fiz uma versão brulée como a da Stef, mas não resisti e coloquei a calda por cima..rsrsrs... ;)

Beijos Fe

7 comentários:

  1. ficou lindo suas mini cheesecake!!!e..ri muito com a historia toda..a gente sempre acha que tem tudo as mãos..acha não!!tem certeza..rsss..bjus

    ResponderExcluir
  2. Ficaram lindas, delicadas e deliciosas... Parabens


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Kkkk.. sou mestre em fazer isso, pior ainda, sou mestre em ir ao supermercado com a lista na "cabeça", chegar em casa, e depois de ter misturado metade dos ingredientes, descobrir que esqueci de alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. hahahaha, que furada hein Fernanda! Eu também teria ouvido um: eu perguntei, só que bem chateado :s
    Achei ótimo seu jogo de cintura :) Eita mulher retada gente :)
    Essa primeira foto tá um arraso de deliciosa :P
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  5. Amiga, você se saiu muito bem em todos os sentidos. Sua sobremesa ficou linda!
    Acredita que uma vez eu fiz a base com farinha de rosca molhada com manteiga? rsrsrrs


    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Gente o bom é que eu sei que isso acontece nas melhores família né!!!kkkk O importante é saber se virar nos 30 e achar uma solução!! :)
    Bjs p/ tds

    ResponderExcluir
  7. Que delícia Fe!!! Estou pensando seriamente em fazer para o Natal!! Beijossss

    ResponderExcluir