27 de jul. de 2011

Talharim ao ragu de cogumelos com vinho tinto

O que fazer para os pais do maridão quando eles te visitam? Bom....eu não sei vocês, mas quando vou receber um amigo ou familiar em casa, me preocupo em fazer algo que gostem! Pergunto o gosto de cada um...se não comem algo...enfim.......
Bom....meu sogro e minha sogra vieram nos visitar mês passado e quis fazer um agrado culinário para eles :). Como meu sogro está com algumas restrições alimentares e não tem comido muita carne....pensei, pensei e pensei..... resolvi fazer um cardápio italiano: Bruschettas de tomates e manjericão, uma massa caseira, e de sobremesa uma panna cotta com calda de morango.

Quando pensei em fazer massa, me lembrei do delicioso ragu de cogumelos com vinho tinto que comi uma vez lá na Stef (Com uma pitada de açúcar). Tava decidido, seria talharim com ragu de cogumelos!

Ingredientes:
500g de cogumelos (cogumelos paris, shitake e shimeji)
1 cebola pequena beeem picadinha
1 dente de alho (não usei)
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de vinho tinto seco
sal, pimenta-do-reino e pimenta rosa a gosto
tomilho fresco a gosto

Preparo: Aqueça uma frigideira grande, coloque a manteiga com um fiozinho de azeite e refogue a cebola. Junte os cogumelos (limpos e cortados) e refogue também. Coloque o vinho * e cozinhe até os cogumelos ficarem macios. Tempere com o sal e as pimentas. Por fim, coloque umas folhinhas de tomilho. Pronto! Sirva com o talharim (ou a massa que preferir) e queijo ralado! :D

Ficou tudo uma delícia! Todos gostaram e até elogio da sogra eu ganhei! hehehe

Beijos
Fe. ;)

* Quando vou acrescentar a bebida, eu tiro a frigideira do fogo. Comecei a fazer isso depois que "quase" botei fogo na casa....pois é......manteiga + álcool + fogo podem gerar combustão...kkkk.

obs: Para quem não lembra da massa caseira, a relação é: 100g de farinha de trigo para cada ovo, por pessoa.

2 comentários:

  1. Ai que lindo Fe! E com massa fresca fica mais especial, não é? Tenho certeza que foi um sucesso com seus sogros!

    Ahh, hoje fiz uma sobremesa que lembrei de você. Amanhã eu posto no blog e você vai ver que só lembro de você em boas horas...rsrs

    Beijocas Querida!

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho essa preocupação, de perguntar o que as pessoas comem, e tenho pânico quando alguém me diz assim: 'ah eu como qualquer coisa'...affff.
    Delícia seu prato, tá lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir