4 de jul. de 2011

Caldo verde


Aqui em casa nós adoramos um bom caldinho verde. Já fiz várias vezes, e cada vez sai de um jeito. :)
Tem vez que coloco menos batata, outras vezes mais, e algumas vezes deixo uns pedacinhos de batata....Algumas vezes, faço com bacon, outras com calabresa, outras sem um ou outro....
Caldo verde pra mim é meio "sem receita"....vai do que tem e da inspiração. :)

Dessa vez não foi diferente....comprei um maço de couve, usei um pouco da couve para fazer uma saladinha (adoro salada de couve!) e o restante para fazer um caldinho.

Dessa vez fiz +/- assim: cortei 1/2 linguiça calabresa em rodelas e depois cortei as rodelas em 4 partes. Coloquei em uma panela de fundo grosso e deixei fritar (sem óleo...). Bati 2 batatas pequenas, já cozidas, com um pouco de água e um pouco de couve (bem pouquinho) no liquidificador. Juntei esse líquido na panela com a calabresa, coloquei um caldo de bacon (usei um saquinho) e deixei apurar um pouco.
Acertei o sal e moí um pouco de pimenta-do-reino. Coloquei também, uma pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha. Desliguei o fogo e coloquei a couve fatiadinha. Tampei a panela e deixei um pouquinho (tempo de colocar a mesa....rs).



Servi com pedaços de piadina. A receita está AQUI. Eu adoro piadina, acho uma massa super versátil. Já fiz recheada, aberta "estilo pizza", já até me meti a adaptar a massa e fazer como aperitivo (servi como canapés com creme de queijo e pasta de azeitonas).

7 comentários:

  1. Caldo verde é uma super comfort food, não é? Eu adoro! Minha mãe sempre fazia quando eu morava com meus pais...ohhh saudadesss!

    Beijos Querida!

    ResponderExcluir
  2. Ai Stef é mesmo! É um dos meus caldinhos preferidos! :)
    Bjao

    ResponderExcluir
  3. Caldinho é uma delícia.. ontem tomei.. confesso comprei pronto...ando sem tempo e canada demais...mas estava mt bom...
    http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também adoro salada de couve! Quando ela tá bem fininha então, nossa fica tudo de bom.
    Caldinho verde também é tudo! Adoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. hum.,....amo caldo verde!
    :D

    http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Fê que delicia! Esse caldo verde ficou lindo !E essas piadinas?!?! Nunca fiz mas adorei a carinha dela! Vou levar a sua receita! Hummn que gostoso!! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  7. Tereza, faz sim a piadina! É uma delícia! Sempre faço aqui! :)
    Bjs

    ResponderExcluir