15 de jun. de 2011

Picles de cebola (vegana)


Eu devo confessar que fiquei muito orgulhosa de mim mesma, por fazer essa conserva! Eu amo praticamente todos os tipos de picles, e fazer esse caseiro foi bem bacana!

Essa conserva eu já fiz faz um tempão...mas só agora estou atualizando as receitas aqui no Mamão ok! :) Comprei um pacote de cebolinhas em uma das minhas idas ao Ceasa, e assim que cheguei em casa, já me prontifiquei a preparar a conserva!


A receita é do meu livro "Técnicas de Cozinha Profissional" do Senac, pela Mariana Sebess.


Receita básica:
500g de cebolinhas baby
200g de sal grosso
300ml de vinagre de álcool (usei vinagre de maçã)
5g de sal grosso
5g de açúcar
2g de cravo da índia
5g de pimenta –do- reino em grãos
5g de pimenta-da-jamaica em grãos (não usei)
Água o quanto baste

Preparo:
1. Coloque as cebolinhas em uma tigela com água e os 200g de sal grosso. Deixe por 2 dias. Depois, escorra e descasque-as.
2. Coloque as cebolinhas em uma panela com água e leve ao fogo até ferver. Assim que ferver, escorra e repita o processo de fervura por mais 2 vezes.
3. Em uma panela pequena, misture o vinagre com o sal e as especiarias, e leve ao fogo para ferver.
4. Coloque as cebolinhas dentro de um vidro esterilizado e despeje a calda quante com especiarias por cima. Tampe e guarde em local seco e escuro (eu guardei minha conserva na geladeira). Seus picles de cebolinhas estão prontos para serem consumidos.

No meu saco de cebolinhas babys, havia umas maiorzinhas e eu achei que elas não ficaram tão gostosas como as outras. Ainda assim, a conserva ficou bem boa, tanto para comer pura ou para colocar na salada! :)


Quem quiser, tem picles de pepino AQUI (essa eu sempre faço! a.d.o.r.o.)

6 comentários:

  1. Fê, amei! Vou tentar fazer!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas cebolinhas... tão charmosas e gostosas... e vc podde usar para decorar um prato de última hora !
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  3. Hum, acho que vou ter que copiar.
    Adoro cebolinhas com feijão e arroz.
    O sabor é demais!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fê, essas cebolinhas são mesmo demais! Sempre compro aquele pacote para colocar na carne assada.. ô delícia!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Fe,essas cebolas sao maravilhosas!!
    com um azeite e aquela saladinha de todo dia,huuuuuuuuum que delicia...
    nossa,deu fome agora!!!

    ResponderExcluir