11 de abr. de 2011

Bolachas de açúcar com essência de amêndoa

Bom dia gente! Para começar a semana com o pé direito, vou passar uma receita super prática: bolachinha gostosa e quebra-galho. O bacana dessa bolacha é que é possível variar os aromas da massa. Fiz com amêndoas, mas pode ser baunilha, canela, limão ou laranja. Outra vantagem, é que a massa pode ser congelada! Coisa boa né!?! Bolachas de Açúcar do Livro " Le Cordon Bleu - Receitas Caseiras *BISCOITOS*" Ingredientes (rende aproximadamente 45 bolachas)



  • 200g de farinha de trigo


  • uma pitada de sal


  • 2 colheres de chá de fermento em pó


  • 115g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)


  • 225g de açúcar


  • 1 ovo ligeiramente batido


  • 1/4 de colher de chá de essência de amêndoa


  • 60g de açúcar demerara (substitui por açúcar cristal colorido -usei laranja)
Preparo:



  1. Peneire a farinha, o sal e o fermento, reserve. Bata a manteiga na batedeira (ou com uma colher de pau) até obter uma massa uniforme. Adicione o açúcar gradualmente à manteiga e bata até ficar uma massa esbranquiçada e cremosa. Adicione o ovo aos poucos, batendo bem a cada adição. Misture a essência de amêndoa.


  2. Junte a mistura de farinha ao preparado de manteiga e mexa bem. Cubra a massa com papel filme leve à geladeira por 15 minutos, ou até que fique firme (eu coloco na parte alta da geladeira)


  3. Quando a massa estiver firme, molde um cilindro com cerca de 5cm de diâmetro. Envolva-o no papel filme, torcendo as pontas para selar bem. Leve novamente para gelar por 10 minutos (eu deixei um pouco mais). Depois, desembrulhe a massa e passe o açúcar até cobrir todo o cilindro. Embrulhe novamente e deixe no freezer (ou congelador) até que resolva usar.


Quando for assar: pré-aqueça o forno a 180 graus, corte rodelas da massa e coloque na assadeira untada (usei assadeira antiaderente e não untei). Deixe espaço entre as bolachas pois elas crescem bastante. Asse por 12 -15 minutos.



Guarde o restante da massa no freezer e deixe até usar novamente. Ela pode ser conservada até 4 semanas. Quando for utilizar, corte a massa ainda congelada e leve direto para assar - o tempo de cozimento será um pouco maior.

Algumas observações pessoais:



  1. assim que as bolachas ficarem prontas, retire a assadeira e deixe esfriar um pouco. Elas saem molinhas e depois endurecem. Se você for tirar a bolacha quente da assadeira, ela vai amassar e perder a forma.


  2. como eu fiz um rolão de massa, minhas bolachas viraram bolachões. Na próxima vez, vou dividir em 2 cilindros menores (um de cada cor :) e assim, fazer bolachas menores.


Uma boa segunda-feira para vocês


Beijos Fe. ;)

7 comentários:

  1. Eu tive o super prazer de comer estas bolachinhas e fiquei enlouquecida. É do jeitinho que eu amo! Fe, fica muito, mto gostoso! Eu amei.. tanto é que vc viu o que eu comi, né?

    Farei com certeza e logo. :)
    Bjao e boa semana, Glau

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? adoro seu blog, visito todos os dias...essa bolachinha está com uma cara otima...delicia!! vou te fazer uma perguntinha: a panacotta que vc fez ficou um arrasso...nunca fiz , queria saber se posso fazer com creme de leite de lata ou de caixinha, pois aqui onde moro não tem creme de leite fresco...obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Glau, te adoro! :)

    Marcia, obrigada pelo carinho!
    Sobre a pergunta: não use creme de leite de lata nem o de caixinha (eu aprendi na prática que quando a receita pede creme de leite FRESCO, tem que ser fresco! Já joguei mta coisa no lixo por conta disso...). Talvez você ache alguma receita com nata (ou misturar a nata com um pouco de leite...)...mas eu não conheço nenhuma.

    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  4. Excelente receita e com a vantagem de se poder guardar não há nada melhor!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lindos seus biscoitos!!! Adorei!

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. essa é da que eu gosto. gostei muito da resceita. boa semana

    ResponderExcluir