31 de mar. de 2011

Palitos de pão de sésamo (gergelim)

Bom dia people! Quinta-feira linda não!? :) Para começar bem o dia, vou compartilhar com vocês uma receita bacanérrima! Palitos de pão com gergelim - integral! Podemos dizer que são deliciosas mini baguetes integrais de gergelim!! Booom né!! A receita é do livro fofo que ganhei da minha prima Li (beijo Li) "Entradas e acepipes". Tem receitas ótimas e com passo-a-passo ilustrado! É bem bacana mesmo! Fiz pouquíssimas adaptações na receita. Ela rende um pouco mais de 30 pãezinho - vai depender do tamanho que fizer. É bem simples, vamos lá: Ingredientes:

  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar)

  • 1 3/4 xícara de farinha de trigo integral (usei 1 1/2 xíc )

  • 1 saquinho de fermento biológico seco granulado (usei 2 colheres de chá cheias)

  • 2 colheres de chá de sal

  • 1/2 colher de chá de açúcar

  • cerca de 2 xícaras de chá de água morna (para mim foi um pouco menos, cerca de 1 1/2 xíc)

  • 4 colheres de azeite

  • 1 ovo ligeiramente batido

  • sementes de sésamo = gergelim, para polvilhar
Preparo:

  1. Em uma tigela, misture as farinhas, sal, açúcar e fermento. Depois de misturados, faça um burado no meio e junte o azeite e aos pouco a água. Vá agregando os ingredientes com os dedos. (vá juntando a água aos pouco, pois como eu disse eu usei menos do que a receita pedia...)

  2. Passe a massa para uma superfície enfarinhada e amasse-a por uns 10 minutos, ou até obter uma massa macia e elástica.

  3. Unte a tigela com um pouco de óleo, tranfira a massa para ela e passe um pouco de óleo na superfície da massa também. Coloque um papel filme em cima (diretamente na massa) e cubra a tigela com um pano limpo. Deixe em um local quente até dobrar de tamanho.

  4. Pré-aqueça o forno a 230 graus. Forre a assadeira com papel manteiga e unte com um pouco de óleo ou azeite (eu não fiz isso, coloquei meus palitos direto na assadeira antiaderente).

  5. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e amasse ligeiramente. Divida a massa ao meio, faça um cordão grosso com cada uma e divida cada cordão em pedaços menores e iguais. Pegue um pedaço e divida-o para formar os palitos (cada pedaço meu fez de 3 a 4 palitos). Mantenha os outros pedaços sub um pano limpo.

  6. Faça os palitos com cerca de 20 - 25 cm de comprimento

  7. Agora você pode fazer assim: pincelar o ovo e jogar o gergelim, ou fazer como eu: deixei o ovo batido em um recipiente, e um prato raso com gergelim. Peguei cada cordão e passei no ovo, depois no gergelim e coloquei na assadeira.

  8. Deixe crescer por uns 10 minutinhos, depois leve ao forno (que você já deixou aquecendo) por aproximadamente 10 minutos.

  9. Depois de prontos, deixe esfriar e guarde em recipientes fechados até o momento de usar.
Essas baguetinhas fizeram sucesso! Uma simples e deliciosa manteiguinha foi suficiente para agradar os paladares! Você pode servi-las antes do almoço ou jantar, ou ainda aproveitar para incrementar seu café-da-manhã ou um lanche de fim de tarde - versátil né! rsrs O livro não deu variações, mas acreditos que você pode usar sua criatividade, e no lugar do gergelim usar: parmesão ralado, sementes de papoula, sal grosso, orégano ou outra erva que goste! ;) Espero que tenham gostado! Uma boa quinta-feira para todos Beijos Fe.

8 comentários:

  1. Vixi ainda nao tomei cafe-da-manha, foi covardia essa mesa com esses paes lindos. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentar.Deve ser uma delícia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Fe, que fotos lindas!! Quase me servi de uma dessas baguetinhas! rsrs
    Devo confessar que gosto muito de gergelim, mas o que mais gostei mesmo foi da receita levar farinha integral.

    Um beijão, querida

    ResponderExcluir
  4. Gente podem fazer que é mto bom mesmo! Não durou nada aqui em casa!rs

    Ta, eu tenho mesmo me interessado mais por receitas integrais. Essa em especial não fica nada pesada (massas integrais geralmente são essa sensação...mas essa não :)

    Bjs
    Fe

    ResponderExcluir
  5. Hummmm...

    Que delicia Fe!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro pão caseiro, mas não me atrevo a fazer aqui, a primeira vez que fiz não deu certo e acho que fiquei traumatizada... rs

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai Fê que mimo as suas fotos! Esses palitinhos são demais, eu adoro molhar no requeijão, na geleia, hmmm!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Polly, não traumatiza não. Pão é um pouco mais complicado de fazer mesmo...eu já joguei muita receita fora...rs...as que dão certo eu coloco aqui. Mas o importante é não desistir! :)
    Bjs

    ResponderExcluir