8 de fev. de 2011

Cookies de Frutas e Castanhas

Hi people!!
Já vou dizer logo de cara: Os cookies são óóóteeemos!! Sério!
A cara rústica dele não dá a real noção do sabor! Para vocês terem uma idéia:

Quando terminei de assar os cookies e deixei eles esfriarem, o Ti olho com uma cara de "eca"!! kkk ....pois é....
Mas eu disse "prova um"....Ele gostou na primeira mordida! Disse que eles estavam feinhos mas que eram gostosos!!! rs

O melhor de tudo: é bem fácil de fazer (Livro "O pequeno Chefe" again! :) )

Vamos lá:


  • 75g de damasco (usei uvas-passas)

  • 100g de farinha de trigo (integral ou branca) - usei as duas, 50g de cada

  • 60g de aveia em flocos

  • 50g de castanha-de-caju (usei xerém e um pouco de nozes)

  • 125g de manteiga sem sal

  • 75g de açúcar mascavo

  • 2 colheres de sopa de mel

1. Em uma tigela coloque o damasco (picado em pedaços pequenos) ou, no meu caso, as uvas-passas. Junte a farinha, aveia e as castanhas. Mexa bem e reserve.


2. Corte a manteiga em pedaços, coloque em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Assim que começar a derreter, junte o açúcar e o mel (continue em fogo baixo) . Mexa com uma colher de pau até que o açúcar e a manteiga tenham derretido.


3. Junte essa mistura de manteiga, açúcar e mel com a mistura de farinha e misture tudo muito bem.


4. Faça as "bolinhas"de cookies com ajuda de duas colheres de sobremesa. Coloquei 6 por forma (o livro diz para untar a forma, maaaasss...como eu achei que tinha bastante manteiga nos cookies e minha forma é anti-aderente, não untei.). Feito as bolinhas, dê uma leve "amassada" neles, só para ficarem achatadinhos.


5. Asse em forno preaquecido (180C) por uns 15 minutos* (a primeira fornada, eu deixei os 15 minutos......mas eles deram uma boa queimada.....foi pro lixo). Para o meu forno, deu uns 10 minuto - ou até dourarem.


6. Retire da forma e deixe esfriar antes de servir! :) - coloquei em um prato com papel toalha.


Renderam 18 cookies (bom....no meu caso 12...kkkk)


Eu gostei muito dessa receita! Além de ser bem gostosa, dá liberdade de trocar os ingredientes. Você pode usar o damasco, uvas-passas, tâmaras, morangos secos........Nas castanhas: castanha-de-caju, castanha-do-pará, avelãs......Enfim....use a criatividade e o seu gosto!


Obs: * Depois de frios, coloquei os cookies dentro de um pote bem tampado (usei um de rosquear) e guardei na geladeira. * Usei a quantidade de manteiga indicada na receita, mas acho que dá para colocar um pouco menos.

5 comentários:

  1. Ha, eu não achei feinho, na verdade me deu vontade de comer isso sim!
    As castanhas, nozes, frutas... fazem uma combinação perfeita!
    Bela dica
    bjs
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, bem do jeito que gosto, esses cookies são uma ótima opção de belisquetes light...rs!
    E rendimento é muito bom, né?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. senhordaglória! é pra já. tenho tudo aqui e estou sem fazer nada. logo não tenho desculpa para não fazer e provar. adorei a dica. abraços

    ResponderExcluir
  4. Adorei o novo layout!! CHiquerrimo e delicado! Vou fazer esses cookis...eu achei lindos, do tipod e coisa que eu gosto, hehehe. Bjs Bru

    ResponderExcluir
  5. Dani, a combinação ficou muito boa mesmo! Vai rolar sempre aqui em casa! :)
    Bjs

    Rachel, o rendimento é bom mesmo! Colocando em pote bem fechado e na geladeira (porque o calor tá brabo né...rs) dura alguns dias. Bjs

    Welze querida, faça sim e depois me conta! :)

    Bru querida, mto obrigada! Vc nem sabe o quanto eu apanhei...kkk...tentei colocar umas outras coisas mas não deram certo...kkk. Mas ficou bem assim né!?! rs

    Bjs Fe

    ResponderExcluir