31 de dez de 2010

O último do ano - com Croissants de Chocolate

Pois é....mais um ano se foi!! 2010 foi um ano ótimo, cheio de coisas boas na minha vida! Momentos importantes, fortes emoções, dias comuns e dias incomuns....rsrs....como a vida deve ser...rsrs. Mas 2011 promete!!! Que venha com tudo!!!!

Para encerrar 2010, e entrar com o pé direito em 2011, deixo uns deliciosos croissants de chocolate que fiz antes de ir viajar!! :)
Croissants de Chocolate - Nigella Express

massa folhada comprada pronta
100g de chocolate meio amargo com 70% de cacau (usei ao leite mesmo)
1 ovo batido

Preaqueça o forno a 220C. Abra a massa e corte-a em seis quadrados (obs: eu usei metade da massa para fazer um salgado e a outra metade para os croissants, eles ficaram bem minis....achamos uma delícia, bem delicadinho...rs).
Corte cada quadrado na diagonal , obtendo 2 triângulos (eles vão parecer pequenos). Disponha os triângulos com a parte pontuda virada para fora e a parte larga voltada para você.
Quebre o chocolate em cubinhos (cerca de 1cm) e coloque alguns pedaços a cerca de 2 cm da borda que esta voltada para você.
Cuidadosamente, enrole os triângulos de massa em direção à ponta.
Você obterá um canudo. feche bem a ponta com os dedos e enrole as beiradas na forma de lua crescente.
Coloque os croissants numa assadeira, forrada com papel manteiga e pincele cada um com o ovo batido. Asse por uns 15 minutos, até que os mini croissants estejam dourados e crescidos.

Obrigada queridos leitores amigos por estarem comigo esse ano!
Um feliz ano novo para todos!
Beijos Fe. ;)

29 de dez de 2010

Decorando

Essas fotos foram do natal, mas você pode usar prata e branco para o reveillon. Fica a gosto do freguês ok!!
Aproveite taças e encha com correntes, ou bolinhas, ou qualquer outro artigo de decoração que vc queira! ;)

Velas nas garrafas - deixei queimarem durante a tarde para derreter e ficarem mais charmosas, depois é só colocar outra na hora da ceia! ;)

Uma grande taça da vovó virada para baixo, com "badulaques"natalinos e uma vela em cima! ;)


As frutas, foram artes das primas! show!!

28 de dez de 2010

Voltei!!

Olááááá!!!
Depois de muuuuito tempo, estou de volta!! ;)
Estive fora todos esses dias, fui ver a família, e alguns amigos (pena que não deu para ver todo mundo :( snif ).
A internet fui difícil, as poucas vezes que consegui um acesso fui hiper rapidinho. Mas tem muita coisa para vir para cá!! \o/ \o/ \o/

Bom.....nesse tempo participei, com muita alegria, do convite super especial do Alessander Guerra (Cuecas na Cozinha) "Ceia Virtual Solidária". A contribuição foi uma receita para as festas de fim de ano e uma doação, no valor de R$10,00 ou mais, para os Médicos Sem Fronteiras.
Se você também quiser ajudar:
Contas Correntes dos MSF :
Banco Itaú - agência 0603 - CC 32000-3
Bradesco - agência 3060 - CC 111456- 5
CNPJ dos MSF: 00988096/0001-48

Bom, também fui -super empolgada - para praia! Passamos uma semana inteira lá e choveu TODOS os dias!! Foi uma overdose de irmãos..kkkkk. Mas foi muito bom!rs Teve muita conversa, jogamos poker, buraco, dominó......sentiu né.....deu para descansar, comer e dormir..kkkkk

Para compensar a falta de sol - e dois dias frios (sem roupa de frio.....ui), na semana seguinte deu para aproveitar a piscina da chácara dos meus avós (pelo menos né!! rsrs), e ver uns macaquinhos fofos!! hehehehe

Foram passeios, encontros com amigos e familiares, e o natal!! ;) Que foi ótimo!!!

Alguns petisquinhos que já passaram por aqui: ameixa com cream cheese, parma e hortelã, pera com brie, damasco com brie, uvas com cream cheese e farofa de pistache....
Comprei miçangas vermelhas e douradas - bem natalinas :) - para colocar nos palitos, fofo né!
É isso gente! Eu espero que tenham passado um ótimo natal!!
Uma ótima terça-feira
Bjs Fe.


10 de dez de 2010

Para mesa de Natal

Ano Passado passamos a ceia de natal na chácara dos meus avós. Eu e minha tia ficamos a tarde pensando na arrumação, colocando festões, correntinhas natalinas, arrumando a mesa, enchendo vasos de vidro com bolas de natal....
Enfim.....já fui convocada para a arrumação desse ano again!! :)
Das fotos que tirei...poucas foram aproveitadas...mas salvei essas! Taças com velas!!
Batido eu sei....mas ficou tão fofinho!! rs
As taças estavam escassas e pegamos as sobreviventes para enfeitar a mesa!! Umas com velas maiores, outras com velas menores.

8 de dez de 2010

Sorvete Tropical

Sorvete de frutas bem gostoso para refrescar esse calorão!!
Peguei a receita, mais uma vez, do livro "O Pequeno Chef" ! :)
Adorei! É super prático!!

Ingredientes:
  • 2 mangas - usei 1
  • 2 bananas - usei 1
  • 500g de iogurte natural - usei 1 pote de iogurte desnatado
  • 3 colheres de sopa de açúcar - usei 2 colheres rasas de sobremesa
  • suco de 1 limão - usei 1/2
  • casquinha de sorvete - não tinha :0

Pique a manga e a banana, e coloque no liquidificador com os demais ingredientes. Bata até ficar uma mistura bem cremosa. Coloque o creme em uma vasilha, tampe e leve para congelar! Depois de 2-3 horas mexa o sorvete com um garfo, e deixe por mais 3 horas (eu deixei umas 5h).

Mesmo com uma quantidade bem menor de iogurte (recomendada na receita), o sorvete deu super certo e ficou beeem gostoso!!! Bom...eu a.d.o.r.o manga!!
Outra opção mega fácil de sorvete "improvisado", é o de banana que já coloquei AQUI. Se colocar uns pedacinhos de chocolate...fica óóóteeemo viu! ;)

6 de dez de 2010

Bolacha fofa de Mel e Especiarias

Desde que me lembro, minha madrinha faz essas "bolachitchas" nessa época de festas! Pra mim tem sabor de reveillon!!rsrs

A receita era de uma vizinha da mãe dela, e que por anos ela pedia e a mulher não dava!! Certo ano, a vizinha deu a bendita receita, mas...... sem os "detalhes" de preparo. Imaginem quantas fornadas estragaram até a madrinha descobrir o ponto certo da massa e forno! :) - incrível como existam pessoas assim né.
Enfim...o importante é que ela aprendeu a fazer essas gostosuras, e daí uns anos atrás eu aprendi a fazer também! :) O sucesso garantido! Teve vezes que substitui ingredientes e ainda assim ficam ótima. A textura é super fofinha!

Mesmo ainda não sendo natal, eu estava louca de vontade para comer! Quase uma lombriga saca!?! Daí resolvi fazer, e aqui estão! Fiz no natal do ano passado, mas as fotos ficaram muuuito péssimas...nem coloquei aqui! Mas esse ano, eu tinha que dividir essa delícia com vocês!
Chega de papo, vamo lá:

A receita original -toda- rende aproximadamente 400 "bolachas".

1 litro e 1/4 de mel
400g de margarina
500g de açúcar
6 ovos
canela em pó; cravo em pó; erva-doce; noz -moscada - 2 colheres de sopa de cada um
3 colheres de sopa de amoníaco em pó, dissolvido em 1 xícara de leite.
+- 3kg e 1/2 de farinha - até dar ponto

**Faço aproximadamente 1/4 dessa receita, com algumas alterações:

+- 750g de farinha
300ml de mel
1 colher de sopa de todas as especiarias
2 ovos
100g de margarina
1 colher de sopa de amoníaco dissolvido em 1/4 de xícara de leite
125g de açúcar

Modo de preparo:

Misture bem todos os ingredientes menos a farinha. Aos poucos junte a farinha e vá misturando com as mãos até ver o ponto: a massa NÃO é aquela que desgruda totalmente das mãos. Isso acontece se você colocar muita farinha, daí as bolachas ficarão duras e não fofinhas!!Ela fica um pouco peguenta sim ok! ;)
*(quando coloca farinha na pedra para trabalhar e abrir, ela é bem tranquila).

Abra a massa - não muito fina - e corte nos formatos desejados. Leve para assar em forno 180 0C - preaquecido. É rapidinho, tipo 10 minutos ou um pouco mais (dependendo do forno).

Atenção: As bolachas não ficam moreninhas em cima.Elas vão parecer que estão cruas mas não estão. Olhe em baixo, elas devem estar moreninhas em baixo.
Retire do forno e deixe esfriar. Logo que elas sairem, vão dar uma endurecida, mas depois ficam fofas!

* algumas alterações que já fiz: usar açúcar mascavo no lugar do branco; não usar açúcar (essa fotos é da massa sem açúcar) usar bicarbonato de sódio e não amoníaco; usar 250ml de mel e um mix de especiarias e aroma de mel (é uma mistura usada para pão de mel).

Para o glacê:
De olho, misture açúcar de confeiteiro com um pouco de amaretto (ou água com essência de baunilha). Faça uma pastinha e cubra as bolachinhas. Deixe secar e guarde em um pote bem fechado.

Use corante para fazer várias cores, açúcar colorido, ou qualquer outro confeito que goste e ache que fique fofo! :)



Uma coisa bacana para fazer (já vi em vários lugares): na hora de cortar a massa com o cortador, faça um furinho no topo e depois de assar e decorar passe uma fitinha no furo e decore a árvore de natal no dia. Fica um charme né!
Tô pensando em fazer isso esse ano!! :)

Bjs Fe.

1 de dez de 2010

Costelinha com Molho Barbecue

A costelinha quem fez foi o Ti - *ele adora uma costela*. Viu no "man x food" - * ele tbm adora esse programa*....e ficou com aqueeeela vontade! Bora preparar né!

Ele temperou com sal, pimenta do reino, e açúcar mascavo. Cobriu com papel alumínio e levou ao forno (deve ter ficado quase 1 hora...). Tirou o papel e colocou molho barbecue. Deixou mais um pouco no forno e pronto! :)

O molho barbecue é lá do Rainhas.
De olho e sabor: em uma panelinha, coloque um pouco de óleo e cebola picadida. Junte açúcar mascavo e mexa bem. Coloque um pouco de molho inglês, e um tiquinho de vinagre branco. Por fim, coloque um pouco de catchup e tempere com sal e pimenta (à gosto). Mexa mais um pouco, acerte os sabores ao seu gosto e pronto.

Tudo divinamente gostoso! :)