30 de nov de 2010

Molho de Romã


Gente, esse aí é o molho de romã que eu uso!
Ganhei de uma amiga querida.
Quem tiver interesse, acho que na parte de produtos importados do mercado deve ter.
Ou....
Achei esse site: varanda.com.br
Bjs Fe.

Frango com Molho de Romã

Depois que fiz o michuí , e descobri a incrível combinação do molho de romã com frango....de vez enquando ele rola aqui em casa para variar o sabor.

Mesmo em um prato do dia-a-dia, você pode caprichar na variação do sabor.
Tempere o frango do jeitinho que você está acostumada, grelhe de um lado e quando virar, coloque o molho de romã. Termine o processo e sirva!! Fica muito gostoso viu! Recomendo!

Nesse caso, foi um almoço bem comunzitcho: arroz branco, feijão branco (que ganhei da querida Fabi, no encontro do Rainhas), e abobrinha refogada.

Tudo junto e misturado! Do jeito que eu gosto!!!kkk

29 de nov de 2010

Camembert com Geléia


Ô delícia!! Eu sou louca por queijo.....já falei!?kkk
Como o Ti também entra na onda doida de vício por um queijinho.....já viu....
A bola da vez aqui em casa foi um camembert!! Fiz com azeite e com geléia!
Só dei uma aquecida no forno (use um recipiente que possa ir ao forno) depois coloque a geléia- usei uma bem gostosa de amora adoçada com suco de maçã! Huuuummmmm

26 de nov de 2010

Bolo de chocolate com recheio de Brigadeiro e coberto com Marshmallow



Para adoçar o fim-de-semana!!
Um bolo de chocolate já estaria de bom, maaasss....."pq não rechear com um brigadeiro mole?? Huuuummmm.....que tal fazer uma cobertura de marshmallow?"....foi +/_ o que pensei quando resolvi fazer o bolo!!rsrs

A receita do bolo que chocolate, é a clássica que mamis já fazia desde que eu era pequena. Já postei AQUI. Recheio de brigadeiro mole....normal...receita básica.
Agora....o marshmallow....foi minha primeira vez!!:)
Fiquei tããão feliz com o resultado! Eu achava que era super complicado...maaaasss..não é não!! Hiper fácil!!!

Para rechear, cavei o bolo - a "técnica" do bolo cavado já apareceu em váááários blogs....ótima!

Busquei a receita do marshmallow, lá na cozinha da Stef. :)

3 claras
2 colheres (sopa) de glucose de milho (Karo)
1/2 colher (sopa) de emulsificante (usei cremor de tártaro)***
1 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Bata tudo na batedeira na velocidade máxima por 10 minutos.

Na hora de cobrir, misturei um pouco do brigadeiro no marshmallow....bom hein! ;)

Beijos (com animação natalina)
Fe. :)

obs:*** gente, recentemente descobri com uma chef que não se pode usar cremor de tártaro em claras, quando a receita não vai ao forno. Então usem o emulsificante ok! ;)

25 de nov de 2010

Risoto de Arroz Preto, Filé Mignon Suíno e Salada de Tomate


Esse é um post 3 em 1!!rsrs
Risoto mega bom, com carne mega boa, e salada de tomate delícia!!
Tudo "combinandinho" saca!?!
Tinha um pouco de arroz preto em casa, sem saber o que preparar. Daí resolvi entrar no próprio site da Ruzene, e pegar alguma sugestão! :) - vale a pena dar uma passadinha viu!
Tinha muuita coisa lá! Resolvi pegar uma dica daqui, outra dali e saiu esse aqui:
Risoto de arroz preto
100g de arroz preto
70g de arroz abóreo
cebola picadinha
caldo de carne (fiz tablete dissolvido em água mesmo)
cachaça
manteiga
Prepare o arroz preto: faça um pré cozimento. (o site sugere fazer na pressão - 15 minutos) eu fiz sem pressão mesmo. Reserve
Em uma panela, coloque um pouco da manteiga, a cebola e o arroz arbóreo e dê uma fritadinha. Coloque um pouco de cachaça e mexa bem. Deixe absorver, e depois vá juntando, aos poucos, o caldo de carne (de pouquinho em pouquinho ;) ) Sempre mexendo!
Quando estiver quase pronto - faltando só um pouco- junte o arroz preto. Termine o preparo do risoto e junte um pouco de manteiga no fim, e mexa bem. Se tiver parmesão ralado, vai bem! Eu não tinha...
Carne
(preparada pelo maridão!)
filé mignon suíno em cubos
sal e pimenta
uma pitada de curry
Em uma panela, coloque um pouco de óleo (usamos canola) aqueça e coloque os cubos de filé mignon, já temperados com sal e pimenta. Coloque uma pitada de curry em pó, mexa e deixe tampado. De vez em quando dê uma olhada e mexa para que todos os lados fiquem douradinhos. Faça isso até ficar pronto.
Salada de tomate
Usei aquele tomatinho uva cortado ao meio. Temperei com sal, pimenta, um pouquinho de cebola bem picadinha (surrupiei um pouco da que cortei para o risoto!rs) um pouquinho de azeite, vinagre balsâmico e manjericão. Misture tudo.
A montagem eu achei fofa :)
Tudo muito bom!!

23 de nov de 2010

Brócolis com Creme de Ricota


Depois de acompanhar o franguinho, o restante do brócolis ganhou nova versão!! :)
Uma versão deliciosa e fácil de fazer!!
Em uma panela, coloquei um pouco de azeite e alho picadinho. Quando começou a dourar, juntei o brócolis (já cozido no vapor), temperei com sal e pimenta e mexi. Juntei algumas pimentas biquinho e por fim, duas colheres de sopa de creme de ricota, mexi mais um pouco e servi com um pouco de parmesão! Outra cara para brócolis não é!!
Sem contar que ficou D+!!!

22 de nov de 2010

Rolê de frango com peito de peru e muçarela


Simplesmente muito muito muito bom! ;)
Se você quer fugir do franguinho convencional, esse rolê é uma boa pedida! Não é muito ligth não, mas o saborrrr...afff...rs
Bem facinho de fazer: Peguei filé de peito e bati para ficar fininho (coloque na tábua, cubra com papel filme e bata com um batedor, ou no meu caso com rolo de macarrão ...kkkk- acreditam que eu não tenho batedor de carnes!?rsrsrs). Bom, temperei com um pouco de sal e pimenta e coloquei peito de peru fatiado e muçarela também fatiada. Enrole e prenda com palitos. Depois de enrolado, temperei com mais um pouco de pimenta-do-reino. Frite com um pouco de manteiga e óleo (é bom misturar um pouco de óleo na manteiga para não queimar ;) - é pouco mesmo tá gente, não é necessário "boiar"os franguinhos!
Assim que estivem bem douradinhos de todos os lados sirva! (quando eles estavam quase prontos, tirei de alguns os palitos para ficarem dourados por inteiro).
Servi com batatas cozidas temperadas com sal e pimenta, e brócolis cozido no vapor e refogado rapidamente com um pouco de alho.
obs: vocês já perceberam que eu troco arroz por uma batata fácil fácil né!!kkk AMO!!

21 de nov de 2010

No potinho


Só para dar uma enfeitadinha no almoço, servi minha saladinha simples, em potinhos! :)
Fica fofo e charmozinho né!
Alface americana + tomatinhos + cenoura ralada + cogumelo paris em conserva + queijo ralado + azeite, sal, pimenta e viagre balsâmico = ;)
Tenham todos uma boa semana
Bjs Fe.

19 de nov de 2010

Batata com Manteiga de Tomate Seco

Finalmente sexta!! ;)
Comidinha prática! Simples e gostosa! ;)

Peguei a manteiga de tomates secos, lá na cozinha do Claude. Ele apresentou no "Que Marravilha" umas semanas atrás. Fiz com batatas e o Ti simplesmente adorou! uhuuu ! ;)

Manteiga de tomates secos.
(para 4 pessoas)
250g de manteiga amolecida (usei sem sal)
130g de tomate seco no azeite
2 dentes de alho picados
50g de manjericão
2 colheres de sopa de mel
pimenta dedo-de-moça picada a gosto (não usei)
sal

Bati tudo no processador!
*Fiz 1/2 porção*

Corte as batatas em rodelas (grossinhas). Coloque sobre o papel alumínio e tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Coloque um pouco da manteiga por cima das batatas e feche, fazendo um pacotinho. Leve ao forno, 180 graus e asse por uns 30 minutos.

Servi essa batata boa com, franguinho grelhado e salada verde.

Tenham todos um ótimo fim-de-semana
Bjs Fe. ;)

18 de nov de 2010

Para matar a vontade




Dias atrás falei com minha irmã, e ela disse que fez esse macarrão caseiro - especialidade da nossa avó Guara. Daí, eu aqui longe pra caramba da minha família, sem irmã, nem vó por perto para pedir um desse, resolvi fazer a minha versão (para matar a lombriga saca!? rs).
A massa do marracão é a de sempre -AQUI.
Abri no cilindro e, com um cortador de pizza, cortei em losangos.

Para o molho:
(de olho)Em uma panela, coloquei um pouco de óleo, fritei o alho e depois juntei a cebola. Coloquei a carne moída (usei patinho) e um pouco de sal. Mexi bem - para não formar "bolotas"- depois tampei. Ainda sem estar pronta a carne coloquei um pouco de cenoura ralada (tinha 1/2 na geladeira). Deixei a carne até que ficasse bem sequinha. Juntei o molho de tomate (usei uma lata de tomates pelados), mexi, acertei sal e pimenta e deixei cozinhando mais um pouco.
Cozinhei a massa e servi com o molho por cima, e também com parmesão ralado na hora!

Você pode fazer esse mesmo molho, com carne desfiada (sugiro lagarto -fica uma delícia).
Outra coisa: mesmo sem o cilindro para abrir e cortar a massa, eu sugiro que vocês não desanimem de preparar seu macarrão (ou qqer outra massa) em casa. A massa caseira é sensacional, e se bater o desânimo na hora de abrir com rolo, pense que você está queimando as calorias que vai ingerir...kkkk.
* Pensem nesse molho com um pãozinho!!! Fica MARA!*

Bjs Fe

16 de nov de 2010

Carrè Suíno com Geléia de Pimentão, sobre Purê de Batata com Fios de Açafrão e Pimenta Rosa


Nome comprido, para um prato fácil de preparar! rs
Sabe quando fazemos um prato e nem esperamos muito dele!? Mas ...na hora de comer, o prato é super gostoso!? Pois é.....esse aí é um exemplo! ;)Sem segredos no preparo, mas o resultado foi bem satisfatório!

Tinha Carrè Suíno esperando para ser devorado (já cozido, pronto para ser usado). Só untei uma frigideira com um pouco de azeite aromatizado e deixei alguns minutinhos (dos dois lados). Só!

Servi sobre um purê de batata : batatas cozidas e amassadas + leite aquecido + sal + um pouco de fios de açafrão. Misture tudo. Por fim junte um pouco de manteiga, tampe - deixe derreter um pouco- e misture novamente. Joguei pimenta rosa por cima na hora de servir (huummmm).

Por fim, sobre o carrè suíno, coloquei um pouco de geléia de pimentão.
Um prato sem dificuldade nenhuma -juro- e bem gostoso!!

12 de nov de 2010

Pãezinhos de Leite

Uma delícia!! ;)
Eu sempre fico com um pé atrás quando vou fazer pães.....eles tem um lance pessoal comigo sabem...nem sempre dão certo...rs......mas alguns saem muitos bons! ( daí eu os coloco aqui...;) )

Essa receita eu busquei lá na Thais! Fiz vários testes de tamanhos, congelei, alguns coloquei frutinhas cristalizadas.....foi uma experiência bem interessante!

Ingredientes:
3 ovos (mais 1 para pincelar)
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de óleo
3 xícaras de chá de leite morno
100g de fermento fresco
1 colher de sobremesa de sal
1kg de farinha (aproximadamente, eu usei um pouco mais)

Misture o fermento e o açúcar. Junte os ovos, ligeiramente batidos, óleo, sal e o leite morno e misture bem. Já adicionando a farinha até desgrudar das mãos (fui trabalhando na pedra).
Deixe crescer por 30 minutos. ( deipois de 30 minutos, a Thais fez as bolinhas e assou, eu fiz as bolinhas e deixei crescer mais um pouco). Pincele o ovo batido e asse em forno preaquecido a 180oC, por aproximandamente 25 minutos.

Os pães menores ficaram muito bons!! (muito mesmo) Fiz um grandinho, mas ficou mto "pesado", não fez tanto sucesso não. Fiz um com frutas cristalizadas e ficou bem gostoso tbm! ;)

Como rendeu muitos pãezinhos, eu coloquei alguns em sacos e congelei. Para usar os pães depois, coloque direto no forno, aqueça e sirva! Funciona!! rs. Fica mto bom!

Bjs e bom fds
Fe.

10 de nov de 2010

Medalhões de Filé Mignon ao Molho de Laranja e Whisky

Recebemos um casal de amigos aqui em casa, e o prato da vez foi medalhão de filé de mignon com molho de laranja e whisky.
A receita peguei no Vamos Cozinhar, e é da chef Daniele Chamecki - chef do restaurante Santa Gula em São Paulo.

Receita da chef:
4 Medalhões de filé mignon, de 150g cada um;
Suco de 4 laranjas
1 copo de creme de leite fresco
1/2 copo de passas
1 dose de whisky (50ml)
50g de manteiga
cogumelos paris (usei os de conserva)
Sal e pimenta a gosto

Tempere os medalhões com sal e pimenta, e junte o suco de laranja. Leve para geladeira e deixe por 5 horas.
Retire os medalhões do suco e frite-os na manteiga (aproximadamente 2 minutos de cada lado). Enquanto isso, coloque o whisky nas passas. Depois de prontos retire os medalhões e reserve.
Na mesma panela/ou frigideira alta, coloque o suco de laranja (que marinou a carne) e o whisky com as passas. Mexa bem para pegar o sabor da carne. Junte o creme de leite fresco *** eu usei menos creme de leite que a receita pedia, preferi um molho mais ralinho que vi em uma revista de comidas lights - apesar de essa não ser muito light..rsrsrs...mas os molhos (da chef e da revista eram praticamente o mesmo, só que um com mais creme de leite e outro com menos..;) ). Deixe uns minutos e adicione os cogumelos. Depois que o molho está pronto, pegue os medalhões e junte na panela. Deixe um pouco para aquece-los e sirva em seguida.

obs: eu fiz o dobro dessa receita (mas o creme de leite, eu usei a quantidade de uma receita).
osb2: A carne ficou incrível! Bem macia!! Entretanto, para o meu gosto ficou sem sal - coloquei no meu prato depois. Acho que temperar a carne com sal e pimenta no momento de fazer, ao invés de antes, seja melhor.
O sabor do molho de laranja é bem presente, mais do que o que do whisky. E no dia seguinte ficou melhor...kkk

Receita da Chef com vídeo AQUI.

Esses são "Seu Marinho e Dona Pimentinha"
O lindo presente que ganhei da amiga!;)

9 de nov de 2010

Patê de gorgonzola e Torradas de Pão Sírio


Estava quase esquecendo desse "patezitcho"...rs..
Ele rolou aqui em casa mais uma vez, junto com as torradinhas de pão sírio que é outra coisa boa que desde que descobri não abro mão..rsrs
ô coisa boa!

8 de nov de 2010

Sopa Delícia de Brócolis

Desde que vi essa sopa lá na Quitandoca da querida Glau, eu fiquei babando! Tinha um pouco mais de 1/2 maço de brócolis pré cozido, e fui para as panelas!!

A sopa é simples e uma delícia!
As medidas exatas, você encontra na Glau e também as adaptações que ela fez.
Eu fui de olho e de paladar ;)

um pouco de manteiga;
1 cebola pequena picada;
1 dente de alho picado;
um pouco de mais 1/2 maço de brócolis (não usei o japonês, usei o outro que tem que descascar o talo....não sei o nome. Ah.... e usei as folhas também ;) )
1 tablete de caldo de legumes
Temperos: 1 folha de louro, tomilho, manjericão e noz moscada ralada na hora, sal e pimenta do reino também ralada na hora.
1/2 xícara de leite

Em uma panela, aqueci a manteiga e juntei o alho e depois a cebola. Deixei um pouco e depois juntei o brócolis. Deixe mais um pouco, e acrescentei água e o tablete de caldo de legumes.
Deixei cozinhando um pouco, e juntei o leite. Para processar toda a "situação" rs, usei o mix direto na panela mesmo. Depois de batida, coloquei a folha de louro, folhinas de tomilho, umas folhinhas de manjericão, ralei um pouco de noz moscada e pimenta e acertei o sal (que foi muito pouco). Deixei apurando em fogo baixo mais um tempo e depois servi!

A sopa ficou uma delícia. Os temperos deram um toque sensacional! Recomendo! ;)

7 de nov de 2010

Ameixa com Parma e Cream Cheese

Essa delícia eu peguei lá nas queridas Rainhas do Lar!
A combinação é fora de sério gente! Quem não fez tá perdendo tempo hein!!rs

É hiper simples: Pegue ameixa sem caroço, molde em forma de uma barquinha, coloque cream cheese e depois enrole o presunto parma e espete!

Bjs Fe.

4 de nov de 2010

Provolone com Cereja


Petisco prático e gostoso!!
A idéia veio de umas dessas revistinhas de R$0,99
Provolone + cereja em calda + palitos
Boa quinta-feira
Fe;)

3 de nov de 2010

Coxas de Frango ao mollho de Laranja Picante

Esse molho é ótimo já fizemos várias vezes. Servimos com diferentes cortes de frango e também com pato. Como a saudades do molho bateu, resolvi preparar novamente! ;)

A receita é do livro "Cozinha ao Forno" da Coleção Abril "A Grande Cozinha". Já tem uns anos que foi lançada, e tenho alguns exemplares.
A cozinha ao forno em especial é uma que eu gosto muito! Usei muuito aqui em casa, pois quando nos mudamos, só tinhamos um forno elétrico e um microondas...daí me virei nos 30 para fazer variações de comidas usando esses dois....rs....enfim...

Vamos lá:
Tempere o frango (asas, coxas..o que desejar...) apenas com sal e pimenta. Coloque em uma assadeira e regue um pouco de azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno à 220C por 30 minutos. Depois, retire o papel alumínio e dexei mais uns 30 minutos. (No livro, não foi colocado papel alumínio, eu sempre uso, pois assim eles não ressecam e ficam bem cozidos e suculentos ;) , se quiser mais "tostadinho" use o grill...)

Para o molho: Coe o suco de 1 laranja; junte 4 colheres de molho de pimenta (tabasco) - usei apenas 2 e já ficou bem forte; cebolinha picadinha; 1 pedaço de gengibre, cerca de 3 cm (eu usei um pouco de gengibre em pó) e 1 colher de sopa de molho de soja.

Sirva depois que o frango estiver pronto.