29 de set de 2010

Molho de Hortelã e Molho e Ameixa - para carnes



Sábado passado eu fui à Livraria Cultura buscar um livro que tinha encomendado. Entretando, eu acabei saindo de lá com mais um...rs...É quase impossível ir à uma livraria e sair de mãos abanando, não é mesmo!? rsrs

O livro "Receitas Saborosas com Carne" de André Boccato, me inspirou. Fiz dois molhos para servir com filé mignon suíno.
Fiquei na dúvida: "faço esse, ou esse?"...no fim..."pq não os dois?"..;)

Eu não segui as receitas dos molhos à risca, na verdade fiz uma versão diferente...;)... (adaptei com o que tinha em casa..rs)
Ficaram óóteeeemos!!!


Minhas versões dos molhos foram:
Molho de Hortelã:
1 dente de alho amassado
/4 de xícara de chá de folhas de hortelã
3 azeitonas verdes picadas
1 cubo de caldo de legumes
1 pote de iogurte
sal e pimenta à gosto
Misture todos os ingredientes mexa por uns 5 minutos em fogo baixo.
Molho de Ameixa:
2 colheres de sopa de extrato de tomate (usei um molho que tinha feito para uma carne- se usar o extrato, coloque um pouco de água)
1 dente de alho amassado
1/4 de cebola picadinha
1/2 xícara de chá de ameixas secas picadas
1/4 de xícara de chá de geléia de laranja
Misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo baixo por uns 5 minutos.
Fiz a peça inteira de filé mingon suíno, temperado com sal e pimenta, na frigideira antiaderente untada com um pouco de óleo de canola.

28 de set de 2010

Caracóis Húngaros

Estava quase esquecendo de postar outra delícia da vó Alice!!rs
Caracóis Húngaros, ou Fatias Húngaras, tanto faz o nome.....só sei que são maravilhoso!!
Ingredientes para massa:

  • 2 tabletes de fermento biológico

  • 2 xícaras de chá de leite morno

  • 5 gemas

  • 3 colheres de sopa de açúcar

  • 1 colher de café de sal

  • +/- 800g de farinha de trigo


Ingredientes para recheio:

  • 200g de coco ralado

  • 4 colheres de sopa de manteiga

  • 4 colheres de sopa de açúcar

(Bater a manteiga e o açúcar)

Ingredientes para glacê:

  • 2 copos de leite

  • 2 copos de açúcar

(Misture bem o leite e o açúcar)

Como fazer:

  1. Primeiro faça a massa: Dissolva o fermento no leite. Adicione as gemas, o açúcar, o sal, e aos pouco a farinha. Amassa bem e deixe descansar 15-20 minutos.

  2. Divida a massa em 4 partes. Abra com o rolo - não muito fina.

  3. Passe o creme de açúcar e manteiga, jogue o coco por cima e enrole como um rocambole.

  4. Corte as fatias, na largura de 1 ou 2 dedos (vai do gosto).

  5. Coloque os caracóis em uma assadeira untada e deixe crescer novamente.

  6. Leve para assar em forno quente, por uns 20 minutos, ou até dourar.

  7. Depois de prontas, jogue a mistura de leite e açúcar por cima.

27 de set de 2010

Banana assada com Chocolate


Mais uma receita simples e bem gostosa!!!
Essa dica de sobremesa eu peguei lá do "O Pequeno Chef" novamente!
Complicadíssimo moçada, olha só: Preaqueça o forno (180oC). Corte uma banana ao meio, no sentido do comprimento, sem separar as partes. Coloque cubinhos de chocolate dentro da banana e embrulhe no papel alumínio. Asse por uns 20 minutos.
Outra receita fácil, para amantes de banana, é o sorvete rápido de banana que postei aqui.

:)

25 de set de 2010

Organize seu Armário!

De tempos em tempos eu faço uma arrumação nos armários aqui de casa! Dessa vez, o guarda-roupa foi a "bola da vez" ;)
Acho que é importante essas "faxinas" de vez enquando, dá um ar de renovação....rs...e as coisas se mantém sempre em ordem. (o que no meu caso funciona, pois não tenho nenhuma ajudante, sou eu, comigo mesma...rs)

As roupas são separadas por "categorias", por exemplo, o guarda-roupa do marido fica da seguinte maneira: camisas de manga comprida ordenada por cores; camisas de manga curta- também por cores; camisetas que vão no cabide....na gaveta: camisetas mais novas ( separadas por cores); camisetas menos novas (também por cores); camisetas para exercício....e por aí vai...
Se preferir, você pode organizar por roupas que mais gosta e as que "apenas gosta".....rs.
No meu caso, separo as roupas brancas (de trabalho) das coloridas, roupas de academia, vestidos....etc..
Toalhas e roupas de cama, ficam em outro departamento, e coloco as lavadas em baixo (por que o marido sempre pega as de cima, então facilita né..rs....caso contrário sempre as mesmas serão usadas repetidamente...rs).
Roupas de frio: bom....aqui em Brasília, eu acabo não usando minhas blusas quentinhas ..hehe...então elas ficam separadas das demais roupas.

Enfim, pode parecer besteira esse post, mas acho importante que se faça essa "limpeza". As coisas se mantém arrumadas, você vê que tem muitas roupas de que não precisa mais (isso vale para os sapatos também). Você acha que usa tudo, mas quando vê já fez seu monte de roupa para doação! ;) Além de ficar com um guarda-roupa mais "clean", ajuda à quem precisa! ;)

Não seja um "guardador", isso nem é bom....só faz você ficar com coisas velhas e fora de moda (e olha que pra moda eu sou um desatre....hahahahaha...sério!...)

Ainda no quesito arrumação, uma dica bem banaca, é o livro "Acabe com a Bagunça", foi um empréstido da vovó..;) tem dicas bem legais para organizar sua casa! Eu aproveitei e fiz meu "Inventário do freezer"!! \o/\o/\o/

Coloquei na porta da geladeira, tudo que tem no meu freezer, com a data do congelamento, quantidade, e um espaço para riscar o que for consumido!
Vamos ver se funciona!!hahahaha

24 de set de 2010

Pudim de Leite Condensado da Lele

Essa não é minha receita, é da minha irmã Helena, também conhecida como Lê, Lele ou Leleca...hehe
Enfim.....a Lele, que manda bem na cozinha, terá participação aqui no Mamão!
eeeeeeeee \o/ \o/ \o/

Vamos ao pudim da Lele:

3 ovos inteiros (retire a pele da gema para não ficar com gosto forte de ovo)
1 lata de leite condensado
2 medidas de leite integral (ou 1 e 1/2 medida de leite desnatado- a Lele faz com desnatado)
Bata no liquidificador

Na forma de pudim, derreta 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água morna.
Jogue o pudim em cima e leve ao forno com papel alumínio em banho-maria por aproximamente 2 horas.

23 de set de 2010

Mini Quiche Integral de Abobrinha

Esses dias, estava com uma "lombriga" enorme de vontade de comer quiche de abobrinha!!;)
Bom, recorri mais uma vez à cozinha da Tati/Panelaterapia!
Gente essa quiche é TUDODEBOM!!!! Sucesso total com o maridão!rsrs

Massa:
1 ovo
2 xícaras de farinha (1 normal e 1 integral)
70g de manteiga picada
sal à gosto
um pouco de água (para dar ponto, usei bem pouco mesmo)

Faça uma farofa com as farinhas e a manteiga. Junte o ovo, o sal e por fim a água (coloque por colheradas). Misture tudo até não grudar mais na mão, faça uma bola, coloque em um saco próprio para alimentos, e leve para geladeira por uns 15 minutos.

Faça o recheio: (rendeu 12 mini quiches)
1 abobrinha ralada na parte grossa do ralador
1 dente de alho picadinho
1 xícara de queijo muçarela (usei um pouco mais de uma xícara)
2 colheres de sopa de parmesão ralado
1/2 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa de requeijão
1 ovo
sal e pimenta

Coloque azeite na panela, doure o alho e junte a abobrinha, um pouco de sal pimenta e refogue. Deixe esfriar. Bata o ovo junto com creme de leite, junte os queijos e por fim o refogado de abobrinha. Acerte o sal e pimenta caso necessário.

Unte as forminhas com um pouco de óleo e abra a massa forrando-as (eu pego um pedaço de massa e vou apertando dentro da forminha...bem fácil). Faça furinhos com o garfo no fundo da massa e coloque o recheio.

Leve para assar em forno preaquecido a 200oC, até dourar. (levou aproximamente 40 minutos).

Recomendo!!
Boa quinta-feira
Bjs Fe;)

22 de set de 2010

Cenouras raladas com Laranja e Canela (vegana)

Uma salada de cenoura fácil e muito boa! ;)
Ótimo para fugir daquela saladinha convencional do dia-a-dia, o tempero é maravilhoso!

Essa receitinha veio do livro "A Cozinha Marroquina" da editora Larousse.

E receita "certinha" para 4 pessoas:
  • 4 cenouras
  • suco de 1 laranja
  • 50g de uvas-passas
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 1 colher de café açúcar
  • 1/2 colher de café de canela
  • 2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
  • 1 colher de sopa de gergelim (tostados na frigideira por alguns minutos)
  • 1 pitada de sal

Coloque as uvas-passas em uma tigela, cubra-as com o suco de laranja e deixe por 30 minutos. Rale as cenouras e junte todos os ingredientes.

Como fiz só pra mim, usei:

1 cenoura, 1/2 laranja, um punhado de uvas-passas, 1 colher de sobremesa de suco de limão, uma pitada de açúcar, uma pitada de canela, uma pitada de sal, e linhaça. Juntei tudo e pronto! Ficou muuuito bom!!!

* na próxima vez eu vou deixar as uvas-passas de molho no suco de laranja. Quando fiz, nem estava com muito tempo pra esperar..rs*

* dica do livro: retire o açúcar e use 1 colher de sopa de azeite*

21 de set de 2010

Bruschetta simples de Tomate e Manjericão


Pois é....o simples também é bom!
Uma ótima entrada! Mas confesso que de noite sería minha refeição!! ;)
O Ti estava com vontade de bruschetta, daí lá fui eu, fazer bruschetta! rs
Super simples! Anota aí:
Bruschetta simples de tomate e manjericão:
  • Pão italiano cortado em fatias de aproximadamente 1 cm (ou ou pouco mais- dependendo do quanto "italiano" é o seu pão....sacou?..rsrs)
  • Tomates (usei tomatinho uva que é mais adocicado ;) )
  • Cebola picadinha (pode usar alho também, eu não usei)
  • Manjericão
  • sal, pimenta do reino, noz moscada, azeite

Corte os tomates no tamanho desejado (os meus eram até que grandinhos, então cortei em 4 rodelas). Coloque azeite na panela e refogue a cebola rapidamente. Junte os tomates, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Por fim coloque folhas de manjericão. Reserve.

Esfregue um dente de alho nas fatias de pão. Regue azeite em uma frigideira e coloque as fatias de pão. Salpique um pouco de sal sobre elas. Deixe bem douradinhas dos dois lados e coloque os tomates.

Sirva puro assim, ou com parmesão ralado em cima. ;)

Maravilhoso!

Bjs Fe.

:)

20 de set de 2010

Panquecas de Banana

Gente essas panquecas são sensacionais!!! Simplesmente adorei!
A receita é do livro "O Pequeno Chef" de Nicola Graimes. O livro é empestrado da minha amiga Janiele. Já fiz várias marcações nele de receitas boas à serem feitas!!
O legal é que, sendo um livro direcionado para crianças, as receitas são simples e o livro é bem ilustrativo. É um ótimo presente para uma criança ou adolescente que goste das panelas, mas serve para adultos também..hehehe

Ingredientes:
(rende 9 panquecas)
  • 100g de farinha de trigo com fermento
  • 40g de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal (usei açúcar mascavo)
  • 1 ovo
  • 175ml de leite
  • 2 bananas (usei prata)
  • manteiga para fritar (usei sem sal)

A receita diz para peneirar as farinhas, mas eu peneirei apenas a com fermento. Junte o açúcar misture bem e faça um buraco no meio. Em uma jarra medidora coloque o leite, adicione o ovo e bata bem, até que tudo fique bem misturado. Coloque o leite batido com o ovo no centro da "farofa" e misture tudo com uma colher de pau até obter um creme homogêneo.

Deixe a massa descansar por 30 minutos. Amasse as bananas com um garfo e junte à massa. Misture bem. Aqueça a frigideira e adicione um pouco de manteiga. Coloque a massa com uma concha formando circulos de 8cm de diâmentro. Frite por uns 2 minutos de cada lado até que dourem por igual.

Sirva com calda de frutas vermelhas, mel, iogurte...vai do gosto!

Eu peguei framboesa e amoras que tinha congeladas, coloquei em uma panelinha com um tiquinho de açúcar (porque queria o sabor azedinho ;) ) Esquentei tudo em fogo baixo - mexendo- Não bati as frutas, queria elas em pedaços e inteiras...hummm

O Ti comeu só com essa calda, mas eu coloquei uma colher de sobremesa de mel + a calda (gorda né..hehehe). Ficaram ótimas! Recomendo!


17 de set de 2010

Torta de banana versão média e mini!!

Pois é gente, essa torta integral de banana deu tão certo que repeti.
Na verdade eu fiz antes de ir viajar...achei as fotos na pasta e postei só agora (antes que virasse lenda..hehehe). A receita eu já postei aqui. A diferença é que usei banana maçã dessa vez. ;)


Dessa vez eu queria fazer o teste de guardar a "farofa/massa" na geladeira e ver se ficava boa. Fica viu gente! Eu não deixei muito tempo não, só alguns dias, daí resolvi fazer na torta no ramequim ;)
Ficou fofa né!
Eu fiz uma com banana e morangos (só uma teste, por morango depois de assado não dá pra esperar né!rsrs) A foto não ficou boa, por isso não coloquei aqui. ;(
Mas a combinação é interessante!


Bom fds
Bjs Fe;)

16 de set de 2010

Lá na Chácara parte II












Bombocado Original

Eu adoro bombocado! Daí, resolvi testar uma receita da União nas lindas e práticas forminhas de silicone que ganhei da minha mãe! ;)

O bombocado foi sucesso absoluto aqui em casa! O Ti amou!

A receita toda rende 18 unidades:


  • 500g de açúcar

  • 250ml de água

  • 50g de queijo ralado

  • 200g de coco ralado (de preferência fresco)

  • 3 colheres de sopa cheias de manteiga (aproximadamente 70g)

  • 2 colheres de sopa cheias de farinha de trigo (cerca de 60g)

  • 6 ovos (cerca de 360g)
***eu fiz 1/2 receita e usei 230g de açúcar, e apenas 2 ovos.***
Ferva o açúcar com a água. Junte o queijo e o coco ralado e volte para o fogo mexa bem. A receita dizia para esperar um ponto de fio grosso,..... bom ......na minha panela ele nunca ia se formar..eu mexi bastante e deixei mais um pouco depois retirei do fogo.
Enfim, retire do fogo e junte a manteiga e a farinha aos poucos para não empelotar. Deixe esfriar para juntar os ovos (que devem estar bem batidos). Coloque nas forminhas untadas (untei com um pouco de óleo) e leve ao forno pré-aquecido, 200 graus, por aproximadamente 50 minutos (eu deixei 1 hora e 2 minutos no grill (queria eles mais moreninhos ;)

Renderam 9 bombocados. coloquei 3 em forminhas de papel dentro das forminhas de assar...mas não ficou bom...eles grudaram! Talvez 2 forminhas de papel ajude! As de silicone foram perfeitas!


**Esses são mais presentinhos para minha cozinha: máquina de ravióli da vó Guara , forminhas de silicone da mamis, suporte de vidro da vó Alice, jarra medidora da Jany, e toalhinha feita à mão pela minha Bisa - vó Guara que me deu também.


**Essa receita do bombocado eu tirei de um livro de receitas virtual da União que recebi de uma amiga por e-mail.
Bjs Fe.

15 de set de 2010

Lá na chácara tem:

Um verde maravihoso...
Uma humilde horta com salsinha, cebolinha, alfaces, salvia, repolho, alecrim, tomatinhos, pimenta, e por aí vai......


Tem também, pé de urucum, amora, jabuticaba, laranja, limão, carambola, banana, e por aí vai....




Estava na chácara da minha avó Alice e resolvi fotografar as belezas de lá.
Ela perguntou "porque?" e eu respondi "saudades do verde vó ;) ".

14 de set de 2010

Alichella da Vó Guara

A vantagem de morar longe da família é que quando voltamos somos suuuuper bem recebidos(mas suuuper mesmo) ;)
Eu me sinto tão importante..hhahahaha....coisa boba né! Mas a verdade é que cada encontro com a família e amigos é maravilhoso!
Como estava longe da minha cozinha, eu não suei a camisa....mas comi, comi! Comi pra caramba galera!rsrsrs (aproveitei que elogiaram minha "afinada" e mandei ver nas delicias das minhas duas avós!)
Vocês vão ter o privilégio de ter as receitinhas das vovós. Começando por essa Alichela pra lá de boa e fácil de fazer.

  • 1 xícara de chá de azeite (e mais para cobrir)
  • 3 dentes de alho picadinho
  • 2 xícaras de salsinha bem picada
  • 120g de aliche amassado
  • 1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 1 folha de louro
  • 1 colher de sopa de orégano
  • pimenta calabresa à gosto

Doure o alho sem queimar. Depois coloque os demais ingredientes misture bem e coloque em um pote ou vidro, cubra com azeite e leve para geladeira. ;)

13 de set de 2010

Talharim caseiro de Espinafre

Olá pessoas queridas! Estou de volta! Chega de vida boa, agora é voltar à rotina!

Esse *macarrãozinho esperto* foi o almoço de boas vindas do Ti semana passada ;)
Pois é minha gente, agora com a máquina, ninguém me segura....hauhauhua

É bem simples de fazer. Peguei no "O Chef Sem Mistérios" do Jamie Oliver. Como fiz porção para duas pessoas fiz minhas adapações ;)

200g de farinha de trigo
2 ovos
espinafre (usei folhas (pequenas)de 3 "ramos" de espinafre)

Cozinhei no vapor as folhas de espinafre e passei no mini-processador (beeeem processado ok!)
misture os ingredientes (coloque a farinha e no meio dela, os ovos e o espinafre). Levei para geladeira por +/- 1 hora. Abri a massa e fiz o talharim (faça qualquer outro formato que desejar).

Servi com molho de tomate ( 2 dentes de alho picado+ azeite aromatizado com alecrim+ uma lata de tomates pelados espremidos+um pouco de manjericão+ sal e pimenta) e um filé de frango grelhado! ;)

A receita do Jamie para 4 pessoas é: 500g de farinha de trigo duro, 3 ovos frescos, +/- 300 g de espinafre processado. Como meus ovos eram pequenos, usei 2 inteiros, mais o espinafre.
Supimpa viu! ;)

Árvore de Urucum da chácara da minha avó.
Bjs e uma ótima semana
Fê.

3 de set de 2010

Sopa de Lentilha

O Ti ama sopa de lentilha! Sabe aquela simples e bem saborosa!? É fácil agradar assim né!!rsrs
Pois bem, um dia desses o Ti me acorda "Fe, as formigas estão invadindo a kit"......
eu "aaaiiiiii".....
comecei bem o dia né!! ;)

Bom, eu não sei o que elas estão comendo...porque eu tirei TUDO de TODOS os armários aqui de casa e não achei a fonte...algumas ainda estão por aqui...(lógico que eu já tirei meu lindo açúcareiro da bancada....;) )

Mas enfim.....tirando as coisas do "armário de comidas" vi um pote com lentilhas (algumas coisas eu prendo o saco mesmo, mas em geral, eu prefiro colocar em potes de vidro), pensei "vou fazer uma *sopitcha* que o Ti gosta. Olhei minha geladeira pra ver o que tinha e fiz uma bem simples!

Vamos lá (com o que eu tinha):

para 1/2 pacote de lentilha (aproximadamente)
1 cebola picadinha
1 cenoura picadinha
1 linguiça schüblig picadinha (linguiça de carne bovina e suína - da Berna)
1 caldo de carne (usei o famoso cubinho mesmo)
(se você tiver, pode usar: bacon, ou outra carne que queira usar, batata...vai do gosto ok, incremente ao *seu modo* :D )

Lave e escorra as lentilhas, reserve.
Coloque um pouco de óleo na panela. Coloque a cebola, junte a linguiça e deixe dar uma fritadinha e depois junte a cenoura e a lentilha, dê *aquela* mexida. Coloque água e o cubo de caldo de carne.
Cozinhe em fogo baixo até que as lentilhas estejam macias.

1 de set de 2010

Pãezinhos *fofos e gostosos*

Esses paezinhos deram super certo! O que foi uma grande supresa para mim...já que não tenho uma mão tão boa pra pão!rs
Na verdade eu achei uma farinha *ÓÓÓTEEMA*, chama trigobel (é da mabel), acho que esse foi o grande diferencial dessa última pizza que fizemos,rs.
A farinha é boa mesmo, se vocês virem no mercado, provem, as massas ficam incríveis!
obs: compramos uma vez uma farinha de marca conhecida - que estamos acostumados a comprar- e acho que o lote da mesma veio ruim...Moçada...até receitas clássicas deram erradas....eu estava achando que estava "perdendo a mão"..mas a farinha estragou váárias coisas.
Mas dessa vez...uhuuuu \o/ \o/ \o/ ;)
Esses pãezinhos são de uma receita básica do livreto da máquina de pão. A técnica de colocar as sementes de papoula em cima eu aprendi com minha amiga Carol (as sementes vieram junto na mega caixa que ela me deu).
Bom, para os pães: (receita para um pão de 600 gramas, eu nem contei quantos pequenininhos deram..rs..sorry)
1 copo de água (240ml)
1 colher de sopa de margarina
1 1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite em pó
3 copos de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento biológico seco
Coloque os ingredientes na forma de assar da máquina de pão na ordem acima. Selecione o número 1 e deixe bater. Quando a massa tiver crescido (mas não totalemente) retire da máquina e faça as bolinhas.
* Você pode preparar a massa na mão, caso não tenha a máquina, trabalhe a massa deixe crescer por aproximadamente 30 minutos , faça as bolinhas e deixe crescer mais um pouco*

Bom.... depois que fizer as bolinhas, pegue uma à uma, molhe uma das extremidades em um pouco de água filtrada e passe a parte molhada nas sementes de papoula (ou gergelim, ou queijo ralado...ou o que gostar).

Depois, coloque a massa na assadeira (passe um tiquinho de óleo). Deixe crescer mais um pouco e depois leve para assar.
Fala sério se esses pãezinhos não ficaram super lindos!! ;)
Imaginem eles quentinhos com manteiga!!!! \o/ \o/