30 de jun de 2010

Beijo Gelado

Na verdade é um "Beijo 2/3 Gelado"...explico:
Minha grande e "velha" amiga Jany - fizemos a pré- escola juntas- me mandou essa receita que ela ama!! Na verdade é um "sorvete" em 3 camadas e no fim eu só fiz 2, por isso dos 2/3..hehehe.

Essa sobremesa é para quem gosta gosta de doce "doce" (chocolate e leite condensado não dá pra ser difente né!...mas também não tem como ficar ficar ruim!!)

Vamos lá - por camada:

Primeiro creme:
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
3 gemas

Misture tudo em uma panela e leve ao fogo mexendo até dar uma engrossadinha.
-deixe levantar fervura. Coloque em um recipente (alto pois terão mais camadas) e reserve.

Segundo Creme:
2 medidas de leite
2 colheres de sopa de maisena
2 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de achocolatado ( dica da Jany: se usar chocolate em pó use um pouco menos para não ficar muito duro)

Leve tudo ao fogo e vá mexendo sem parar até engrossar. Retire do fogo e continue mexendo até que esfrie. Depois que estiver frio coloque por cima da primeira camada.

Terceiro Creme:
3 claras
6 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite

Bata as claras em neve, junte o açúcar e por fim o creme de leite. Bata bem e coloque por cima do segundo creme.
Leve ao congelador.

Minhas observações:
* Fiz meia receita das duas primeiras camadas e rendeu 4 taças
* No segundo creme usei Toddy e não coloquei açúcar
* Retirei um com menos tempo do freezer e ele ainda estava bem mais cremoso do que um sorvete...ficou ótimo também! Os demais deixei congelar como sorvete mesmo! Os dois ficam ótimo! - foto acima
* Decorei com morango e bis (O morango ficou combinou perfeitamente!!)



Como disse a Jany :
"delicieeeee"
Beijo amiga! Obrigada pela deliciosa receita!
;)









29 de jun de 2010

Feijoada

Eu adoro uma "feijuca"!!! Gosto mesmo do feijão...hehe...o sabor é fora de sério né - quem é fã sabe o que eu estou falando!!! (Acreditem se quiser, tem que não goste de feijoada, nem de feijão preto).

Eu não curto muito aquele taaanto de gorduras e pelancas....mas um pouco tem que ter para o sabor ficar bão né!!! O Ti é o homem da feijoada aqui. - eu olho uma orelhinha e saio de perto...a sensação é muito ruim...prefiro ficar no preparo do arroz e couve....rs

Bom, vamos lá:
fizemos aproximadamente 500 gr de feijão
paio
linguiça calabresa
carne seca
bacon
orelha de porco
cebola
alho
louro
(eu só gosto disso ...a quantidade vai do gosto, se vc gosta de mais ou menos carnes na sua feijoada) * dessa vez não usei costelinha, mas é bom tbm.

Cozinhe o feijão e reserve.
Coloque a orelha e a carne seca de molho (troquei a água duas vezes antes do preparo). Cozinhe as carnes.
Em uma panela grande coloque o bacon e frite na sua própria gordura. Coloque a cebola e o alho mexa bem. Acrescente o feijão (caso o feijão não dê caldo retire um pouco do mesmo e bata no liquidifcador) o louro e as carnes (cababresa e paio cortado em rodelas, carne seca em cubos e as orelhas inteiras ou cortadas). Cozinhe tudo por 15-20 minutos e pronto.
*retire e jogue fora as orelhas.

Couve refogada com alho, arroz branco e um vinagrete de cebola, tomate e pimenta de cheiro é só o que preciso para acompanhar. Ah...claro que um molho de pimenta também não pode faltar!!!

obs: "já.ti.vi" de feijoada é beeeem gostoso!! É como sfrogonoff; fica melhor no dia seguinte..rsrsrs. Nesse "jativi" coloquei uma dose de cachaça (tinha visto em um programa de tv)...mas não senti nenhum gosto diferente, achei que não fez diferença nenhuma.

Bjs
Fe;)

28 de jun de 2010

Rosquinhas de Pinga

Já fazia um tempo que estava para fazer essas rosquinhas. Receita da querida Talita do Blog Chocorango (Muita coisa boa tem lá !!!). Eu não tive esse "sabor" na minha infância, pelo menos não lembro. Só sei que guardei o post e só agora testei.

A primeira vez foi um fiasco...esqueci o fermento, coloquei farinha de menos (fiquei com medo de usar muita) ...sem contar que eu fiz MEGAS rosquinhas ..enfim.... nem deu certo...hehe. Mas no dia seguinte, não me dei por vencida e testei de novo e dessa vez com tudo certo!

Ficaram ótimas!!! A Ta diz para guardar em recipiente fechado por 24h - para suavizar o sabor da pinga...mas eu comi varias quentinhas mesmo...e o Ti também sem esperar 24h..hehehe.

O mais gostoso é que é uma receita fácil de fazer (quando vc lembra dos ingredientes..rsrs) e a massa é bem gostosa de trabalhar.

Eu fiz 1/2 receita. A receita inteira rende aproximadamente 100 rosquinhas.

Receita inteira:
  • 2 ovos
  • 200ml de leite
  • 200ml de cachaça
  • 130ml de óleo
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (usei uma rasa de sobremesa para 1/2 receita)
  • farinha até dar ponto - cerca de 900gr

  • Açúcar de confeiteiro e cachaça para cobertura

Misture o fermento na farinha, reserve. Misture os demais ingretientes e ao poucos vá acrescentando a farinha e misturando bem com as mão. (Não use muita farinha para as rosquinhas não ficarem duras). Faz as rosquinhas e coloque na forma levemente untada com manteiga e leve ao forno pré aquecido 180C por 15-20 min. ( apenas a base fica dourada)

Coloque em uma tigela cachaça e em outra açúcar de confeiteiro. Passe as rosquinhas, ainda quente, na cachaça e depois no açúcar. Deixe em recipiente fechado por 24h para suavizar o sabor da cachaça (eu não esperei....rs).

A dica da Talita é substituir a cachaça por suco de laranja (será meu próximo teste!)

Boa semana e uma ótima torcida a todos

Bjs Fe ;)

27 de jun de 2010

Pipoca com páprica

Já fazia um tempo que eu estava fora dos "jogos"....hehehe...
Mas como eu AMO !Festa Junina! (sério mesmo, só fica depois do Natal..hehehe) não podia deixar de participar da "Quadrilha Gastronômina" do blog "Eu Mulher"!!
Tem coisas que não podem faltar em uma festa junina, e uma delas é pipoca!! (é mais prática - só perde para a paçoquinha comprada..rsrs)


Mas para não deixar ela simples - que já um vício - na hora do prepado coloque um pouco de páprica picante!!!!! uhuuuuu (são os pontinhos pretos nas pipocas....a foto tirei de noite e não mostra tããão bem)

Eu fiz sem manteiga (fica mais sequinha), mas você pode colocar manteiga e páprica depois (fica mais forte).

Outra coisa legal para deixar ao lado dos saquinhos de pipoca é um vidro de molho de pimenta!! Aííí siiim!


Outra coisa bem boa para sua festa é o bolo de fubá cremoso que já postei aqui
**ele é tudo de bom**
;)

25 de jun de 2010

Carne com batatas

Eu sei que carne de panela é a coisa mais comum do mundo! Tbm já postei aqui, nem ia colocar essa...mas saiu tão especial, tão saborosa que não tive como! O melhor é foi no improviso! Vocês já repararam quantas comidas boas que saem no improviso!?
A diferença dessa vez foi que usei um pouco mais molho de tomate (de latinha mesmo).
Bom é fácil: cebola e alho picadinhos, um pouco de óleo. Carne em cubos (temperada com sal e pimenta)deixe tudo bem selado, coloque molho de tomate (usei um pouco menos de uma lata), caldo de carne (um tablete) e por fim cerveja. Coloque na pressão e no fim do cozimento adicione as batatas em cubos! huuuummmm









E para não perder o costume...vamos torcer muuuuito hj!!!!

Booooooraaaaaaaaaaaaa Brasilllllllllllll!!

24 de jun de 2010

Torta integral de banana





Sou doida por torta de banana!! A melhor que já comi, foi no restaurante "Natureto" aqui em Brasília!
Entretanto, como ainda não sei o segredo daquela deliciosa torta eu me arrisco com outras receitas..rs

Essa receita achei no site "Portal Natural"...e confesso que quando li, eu não acreditei que daria certo! Sério!!

Essa foi a torta de banana mais fácil que fiz!! Sem contar que ficou MARAVILHOSA!!! Não é uma "torta natureto"..hehehe..mas fiquei beeem satisfeita!!

Para fazer a torta, você vai precisar -apenas- de:
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 7 bananas nanica (usei 6) cortadas em fatias ou rodelas
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola (usei 3)
  • usei um pouco que uva passa também - fica bom!

Misture a farinha o açúcar o óleo e as uvas passas até virar uma farofa. Coloque uma parte da farofa no fundo de uma assaderia untada (+- 1 cm), depois coloque as fatias ou rodelas de banana, mais uma camada da farofa e a última camada de bananas. Espalhe um pouco de açúcar e canela por cima (mas não muito- algumas partes ficarm doces demaaaaiiss). Na próxima vou testar só com canela.

Leve ao forno, 180C por aproximadamente 40 minutos.

* além de uvas passas outras sugestões do site são: ameixa, coco, castanhas.
;)

23 de jun de 2010

Abóbora assada


É uma boa pedida para acompanhar carnes!! E o melhor de tudo é super fácil de preparar!
Me inspirei no livro "A Itália de Jamie" mas fiz a abóbora do Jamie a minha moda..hehehe ;)
Cortei uma abóbora em pedaço médios, coloquei em uma assadeira antiaderente. Reguei azeite aromatizado com alho e alecrim, um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora, noz moscada moída na hora também, um pedacinho de gengibre fatiado, um pau de canela e de quebra coloquei duas cebolas cortadas em quarto. Coloquei papel alumínio e levei ao forno 180C. Retire quando estivem macias.
;D
* se quiser pode aproveitar e fazer um purê ou um caldinho

22 de jun de 2010

Tortinhas de cream cheese com Morango ou Framboesas

Dessa vez me inspirei lá no blog da Stefânia "Com uma pitada de açúcar" ! Só tem coisa boa lá, eu garanto!
A receita da Stef é mais chic ( vamos dizer) , eu dei uma simplificada da versão original - por isso chamei de ispiração, hehehe- mas garanto que sabor é maravilhoso e essas tortinhas fizeram o maior sucesso aqui!!
Como não tinha amêndoas para fazer a massa, fiz a massa das tortinhas de maçã que postei aqui. Fiz meia receita! Acrescentei raspas de limão na massa, e deram um super sabor!

Para o recheio:
300gr de queijo mascarpone ou cream cheese (usei cream cheese)
1/2 xic de açúcar
3/4 col (chá) de essência de baunilha (ou amêndoas)
3/4 col (chá) de raspas de limão


Para cobertura: Eu fiz dois tipos: Morango e Framboesas - as duas ficaram ótima!

As medidas para uma torta grande são:
1 1/2 xic de morangos frescos
1/2 xic de açúcar (usei um pouco menos)
1 col (sopa) do suco do limão
1 col (sopa) de amido de milho

(eu reduzi um pouco as medidas , tipo 1/2 receita de morango e 1/2 de framboesa (usei congeladas, espere descongelar para fazer o coulin)* nas framboesas usei um tiquinho de água na hora do preparo)

Preparo do creme: basta misturar todos os ingredientes em uma tigela até que a mistura fique homogênea. Disponha o creme em cima da massa (já assada e fria). Leve para a geladeira.

Cobertura: bata os morangos ( framboesa) no liquidificador com o açúcar e suco de limão, até obter um coulis. (passe na peneira se desejar -eu não passei). Misture o amido de milho em uma parte do coulis depois junte com o restante e leve ao fogo médio mexendo sempre com o fouet (batedor de arame). Assim que levantar fervura abaixe o fogo e mexa por mais um minuto. Retire do fogo e deixe esfriar (mexa de vez enquando).

Assim que esfriar coloque na torta e leve para a geladeira novamente por 30 minutos ou 1 hora. Sirva gelado.

Rende uma torta de 25 cm de diâmetro, ou no meu caso 17 tortinhas.
;D

21 de jun de 2010

Fim de semana em Brasília

Meu irmãozito veio nos fazer uma visita esse fim-de-semana!!! uhuuu
Foi ótimo! Brasília é boa, mas a saudades da família é grande e sempre bate né!!!

Foi a primeira vez do meu irmão aqui, então fizemos os clássicos passeios!

Para fechar com chave de ouro - domingão com jogo do Brasil!! Fizemos um churrasquinho na kit! Aqui a gente adapta um xurras fácil com um grill!!hehehehe

*Tuco, adorei que vc veio!
Bjao
;D

15 de jun de 2010

esfipizza ou pizzafirra


É hojeeeee!! Jogão hoje de tarde!!
Bora uma torcida animada hein moçada!!!!
Sobre as pizzafirras, foi assim:
Queríamos testar a massa de pizza no modelo "esfirra"...mas a conclusão que chegamos foi que massa de pizza é para pizza e a de esfirra é para esfirra..hehe
Meu primo estava em Brasília e vinha jantar em casa (isso um dia antes da viagem para João Pessoa) daí tinhamos que gastar o que tinha na geladeira saca!?..rs
O detalhe é que meu primo está em uma dieta e não come massa de noite....foooooraaaaaaa..hehe...tudo bem, ele foi de saladinha e nugets assados..hehehe - ainda bem que primo é de casa né!!hehe.
Eu e Ti comemos as "pizzafirras" e ainda sobrou para o nosso café da manhã (da foto!!)
Vocês gostam de pizza e esfirra amanhecidas tanto quanto eu?? eu A.D.O.R.O!!rsrsrs
Os recheios foram: mussarela e calabresa (variações com e sem catupiry) - como eu disse era usar o que tinha.
;)

14 de jun de 2010

Chutney de Abacaxi

Nunca tinha feito chutney de abacaxi, então usei uma receita da mango chutney que tinha de uma amiga e adaptei. Ficou bem gostoso, se preferir pique em pedaços menores, eu gostei assim, nem muito grande nem minusculo...então vai a gosto do freguês ok.
Você vai precisar de:
1 abacaxi (usei perola)
1/2 cebola
1 dente de alho
1 col de chá de gengibre picadinho
suco de 1/2 limão (coloquei raspas de limão também)
1/2 xic de chá de vinagre de maçã
3/4 de xic de chá de açúcar mascavo
um punhado de uvas-passas (usei pretas, mas pode ser branca)
5 cravos
1 pau de canela
uma pitada de sal
Em uma panela de fundo grosso coloque a cebola e alho bem picadinhos com um pouquinho de óleo e mexa rapidamente. Acrescente o gengibre e o açúcar , mexa. Junte os demais ingredientes e fique mexendo em fogo médio. por +- 10 minutos. Coloque a tampa na panela e deixe por 5 minutos. Tire a tampa e deixe até reduzir o líquido (um pouco mais de 5 minutos). Pronto!
Servi com um pernil feito pelo marido, arroz branco, vagem e cenoura (pré cozidos e refogados- coloquei um pouquinho de castanha moída).
;)

13 de jun de 2010

João Pessoa - PB

Finalmente em casa! A semana em João Pessoa foi maravilhosa!! As praias do litoral sul são lindas (fotos no outro post).


Até peguei um carangueijo na mão....ainda bem que não deixei o bichinho cair hein!!rs Era um carangueijo "domesticado"..rs

O entardecer na Praia do Jacaré é lindo!!!!Um pôr de sol ao som de "Bolero" de Ravel!! Na verdade, "Praia" só de nome, pois o saxofonista faz sua apresentação no Rio Paraíba em Cabeledo, é bem bacana! (Como o Ti não pode ir, fiz um videozinho, e tentei colocar aqui mas deu erro...tento depois, pra vocês apreciarem também ok!)
A comilança foi boa também! Muitos peixes, camarão, carne de sol, macaxeira e tapioca, além de muito suco e sorvetes regionais como de cajá, mangaba, graviola...hummm...uma delícia!! - nem fui na balança ver o estrago..hehehe
Para casa, trouxe uma cocada bem gostosa vendida na casca do coco - um charme! Um licor de graviola que vem em uma garrafinha fofa - uma graça o chapéu de cangaceiro!rs

Bom meus queridos, é isso...de volta a realidade! Só que mais moreninha..hehe
Boa semana a todos!!
;)



8 de jun de 2010

Direto da Paraíba

Isso aí moçada! Estou aproveitando essa semaninha no sol maravilhoso de João Pessoa!! As praias são lindas, água quente..(não entro em mar de água gelada - nesse ponto sou chata mesmo, afinal pra que sofrer "né não bichinho"!!?rs)
Outra coisa importante: O ritmo aqui é "marcha lenta"....então nem rola um stress por conta de uma demora "básica" do seu pedido..hehe..como dizem aqui é um pessoal de "ta.lento"..hehe...mas tudo é muito bom.

Vale a pena conhecer e aproveitar as maravilhas desse paraíso.
Como diz meu amigo: "Caba não mundão!"




4 de jun de 2010

Conserva de pimenta de cheiro do Tiago


O Maridão também curte uma cozinha..hehe..além disso ele é, vamos dizer, do "clube da pimenta"..(muito mais do que eu!!). Na verdade essa foi mais uma tentativa, ele já testou várias conservas e essa deu muito certo!

Ele primeiro preparou os potes de vidros - deixou na água fervendo por 20 segundos e depois colocou na água fria. Reserve.

Preparo da calda:
700 ml de vinagre de maçã (pode usar 500ml, nos tinhamos bastante pimenta então ele usou um pouco mais- ficou bem suave)
1 col de café de sal
1 col de café de açúcar
cravo (ele usou 2 por pote)- vc pode usar qualquer outro tempero para conserva, por exemplo folhas de louro)

Deixe ferver por 2 min.

* se quiser a conserva mais forte coloque um pouco de cachaça, azeite ou qualquer outro tipo de óleo.

Lave as pimentas (Usamos 1 bandeja pequena) e arrume nos potes (renderam dois potes)

Coloque o caldo nos potes com as pimentas, feche e deixe por uma semana (deixamos na geladeira).

Essa pimenta de cheiro em conserva fica ótima para fazer com arroz, comer com carne e ainda (para os que gostam muito) comer como aperitivo..huummmm.

;)