21 de mai. de 2010

Vol au Vent -primeira tentativa


Foi assim: No mesmo dia que eu vi as uvas com farofa de pistache ai de baixo eu vi o vol au vent, e já aproveitei também pra fazer o teste. Acho importante testar as receitas antes de fazer em algum evento pra não ter surpresas. E nesse caso foi bom!
Quando fui ao mercado só tinha uma marca de massa folhada e eu me arrependi de ter comprado (uma porcaria). Enfim....eu estava realmente disposta a fazer esse negócio, e fui ver como era. Achei um video no site do Mais Você e achei que dava conta. Fiz todo o passo a passo tentando fazer cestinhas grandes mas nããão deu certo - a massa porcaria não ficou folhada, não cresceu, fiquei nervosa e irritada por ter dado merda. Mas com o miolinho da cesta grande eu resolvi fazer mini cestinhas e até de deu certo.

Com um cortador (ou no meu caso um copo e a pecinha do liquidificador..hehe) corte 4 circulos. Corte um circulo menor em 3 dos circulos grandes. Coloque em uma assadeira untada com oleo-papel manteiga-oleo, da seguinte forma: circulo inteiro (passe clara de ovo) - circulo furado (passe clara de ovo na massa de novo) e mais dois circulos furados -passe gema de ovo. Leve para assar. Esses da foto ao lado foram a tentativa de fazer cestinhas grandes..e elas ficaram assim (sem crescer) ..mas douradinhas.
Resolvi fazer pequenas cestinhas com a massa que sobrou...e os retalhos eu juntei, abri e cortei (como eu disse, eu estava bem disposta a vencer a massa porcaria)
Os pequenos até que deram certo...mesmo esquema. (só que quando abri a massa ela ficou mais "gordinha"daí usei uma base inteira e apenas um circulo furado em cima).

Para o recheio usei a receita do Frango mesmo :1/4 cebola picada, 1/2 tomate (sem semente), 1/2 vidro de palmito, 1/2 col de sopa de farinha de trigo e menos da metade de um copo de leite.

Ainda vou comprar uma boa massa folhada para fazer o Vol au vent. Mas a experiencia foi válida, hehe.
;)

7 comentários:

  1. Tentativa acertadíssima, ficou lindo e deve ter ficado mais do que bom!
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  2. Fê, eu nunca utilizei massa folhada. Acho linda as receitas portuguesas que utilizam, aquelas tortas maravilhosas, mas tenho pânico da bichinha. Pelo visto não é fácil mesmo né? Rs...
    Mas ficaram lindas viu, tenho certeza que na próxima você vai arrasar (pra mim já arrasou).
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A primeira vez que fiz a massa cresceu tanto que tampo o buraco e nem coube o recheio kkkkkk...agora faço um buracão e fica bom. Minha sogra faz uma massa folhada incrível, mas eu não tenho paciência de fazer e prefiro não ver aquela quantidade enorme de manteiga kkkkk....
    Ficaram lindos Fê.

    ResponderExcluir
  4. Fla, a massa folhada é facil de usar, só que marca tem que ser boa..rs..essa ai foi dificil..tava tipo: Fe X Massa..rs

    ResponderExcluir
  5. Tati, eu até tentei fazer umas grandes com buracao (sao as fotos do preparo) mas nao deu certo...Agora, fazer massa folhada em casa...aff..neemmm.

    ResponderExcluir
  6. Fe, não desiste não, assim já ficaram ótimas!
    Vi uma receita dessas outro dia, o trem é complicado mesmo, mas com paciência e perseverança, você consegue...rs!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  7. Fe eu nunca tentei fazer, mas ficou linda sua receita... Valeu a pena tanto esforço!
    Deu água na boca,

    Bjos,

    Li

    ResponderExcluir