31 de out de 2009

To indo..mas deixo meu chandelle



Estarei fora um tempo..mas deixo aqui uma receita simples e fantástica. Minha mãe chamava de "chandelle caseiro"....e devo admitir..é um chandelle caseiro..rs
É muito fácil de fazer e fica uma delícia.
Esses dois nas tacinhas de sobremesa, comemos logo depois da janta...mas os demais eu coloquei nos copinhos descartáveis com tampinha. Rende uns 18 copinhos.

Para fazer, misture bem 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 2 caixas de pó para pudim. Leve essa mistura ao fogo baixo e mexa até engrossar. Quando começar a ferver retire do fogo e resfrie essa panela, em outra com água fria (mexendo sempre). Depois de frio misture 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem, coloque nos potinhos e leve para à geladeira.

Decore com cereja, hortelã, morango, chocolate, etc..

Esse eu fiz com caixinha para pudim de morango, mas os chocólatras vão amar a feita com pudim de chocolate..fica divino!

Até minha volta
Bjs Fe. ;)

30 de out de 2009

Frango assado supimpa



Primeiro veio o programa do Jamie Oliver, com franguinho super bem temperado, depois veio o programa da Nigella com um outro franguinho delícia. Daí eu cheguei com a vontade comer um frango praticamente a duas modas..rs...pois se tem uma coisa que gosto mais do que fazer comida, é comer!hehe ...e o melhor é comer algo feito com carinho...que com certeza dá a MAIOR diferença no sabor....(fazer um almoço sem vontade..por pura obrigação e fazer um almoço inspirada...diferença total no sabor do prato!).
Bom vamos ao frango.

Usei um maço de salsinha um tanto de manteiga, sal, pimenta-do-reino moída, um pedaço de gengibre picadinho e passei tudo no processador. Por baixo da pele do frango passe o tempero por todo ele. Depois disso, regue um tanto de conhaque sobre o frango. coloquei papel alumínio e levei ao forno preaquecido a uns 200 graus por +- 40 minutos, tire o papel alumínio e termine de assar até que fique bem douradinho. Ele não deve ficar rosado no meio , nem seco.
A Nigella coloca pedaço de bacon..mas o meu bacon estava destinado a outra receita..hehe...daí fiz assim mesmo. Fica bem gostoso, e a salsinha não fica muito forte (tem gente que não gosta...)

Outra coisa legal para colocar no frango que vai assar, é requeijão...minha mãe fazia quando éramos pequenos. Ela usava um copo de requeijão. Passava por todo ele e colocava pra assar...ficava muito bom..com uma casquinha muito gostosa.

29 de out de 2009

Esse não deu certo...


Que atire a primeira pedra aquele que nunca fez algo que não deu certo...
Bom, eu nem ia postar essa costela, mas faz parte da experiência gastronomica eros e acertos..rs...
Essa é uma costelinha defumada da Berna....mas me decepcionei....eu adoro os produtos dela, mas essa não rolou não...
O que salvou no almoço foi a salada, o arroz que que o marido fez com uvas passas (adoro), e o shitake...que tava uma delicia! ..mas a costela...fico com tradicional feita em casa mesmo..hehe

O shitake é simples: depois de limpos corte em tirinhas. Numa frigideira, coloque manteiga , e jogue os cogumelos e mexa. Depois de uns minutinhos, coloque shoyu (vai a gosto)...Mexa mais um pouco e sirva.
Isso as vezes eu faço como aperetivo...fica ótimo.
bjs. Fe.;)

28 de out de 2009

Cogumelo com pesto


Esses cogumelos são ótimos para servir como aperitivos! A ideia veio do programa "Histórias com sabor" no Discovery Travel & Living. A receita é super fácil de fazer, você vai precisar de: Cogumelo paris fresco e molho pesto!

Limpe os cogumelos com um pano limpo levemente úmido (não é para lavar os cogumelos viu gente! É só para tirar a terrinha.. ;)Depois de limpos, retire os talos e arrume-os numa assadeira *virados para cima*. Tempere com um pouco de sal e coloque o molho pesto no buraquinho. Pincele um pouco de azeite e leve ao fonro preaquecido a +- 260 graus, por aproximadamente 6 minutos. Está pronto! Fácil né!



Você pode comprar o pesto pronto - tem para vender no mercado. Maaaassss.....eu acho mais gostoso fazer o seu caseiro, afinal é suuuper fácil:

Usei duas canecas de folhas de manjericão, (deu bastante então guardei o que sobrou pois não vai tudo nessa receita), piquei beeem picadinho.
No socador, soquei 2 dentinhos de alho com sal, juntei um pouco do manjericão e soquei..soquei soquei....juntei castanhas-do-Brasil (eu "abrasileirei" o molho pesto viu!rsrs) bem picadinhas também, e soquei (só uma parte). Depois misturei o restante do manjericão, castanhas, queijo parmesão ralado, bastante azeite....eu nao usei medida..foi no olho e provando até achar que esta bom...misture tudo muito bem e pronto! É só colocar nos seus cogumelos!

;)

27 de out de 2009

Bolo de Pera e Chocolate


Mais uma vez Salve Nigella!! Desse vez o post é 3 em 1! - peras - peras e bolo - calda de chocolate! ...e gente...vocês não tem noção da gostosura desse bolo com pera....é uma delicia!! O duro é que engorda né...mas de verdade..quando a gente come uma coisa o prazer no sabor é tão grande que nem vale a pena esquentar a cabeça...pense nisso só no dia seguinte pra sofrer ok!rs
A receita é hiper fácil.
Pra começar pede 2 latas de peras em conserva (aqui foi dificil de achar, e quando achei, custava R$11,50 cada uma...então decidi fazer eu mesma as minhas peras...)
Apesar da Nigella dizer que td bem se vc usar a fruta pura, apenas descascada e sem semente, fiquei com medo de ficarem fibrosas ou duras, ou sem sabor...sei la..e pensei "não deve ser tão complicado fazer as peras".Pois então,um dia antes comprei as peras, descasquei, tirei o miolo, coloquei em uma panela com água e açucar (um pouco mais de uma colher de sopa por pera), cozinhei até ficarem macias, coloquei em um vidro (com a água)e coloquei na geladeira pois só usei no dia seguinte.



Peras feitas, vamos a receita do bolo:
125g de farinha de trigo
25g de cacau em pó
125g de açúcar
150g de manteiga amolecida
1 col (chá)de fermento em pó
1/4 col (chá) bicarbonato de sódio
2 ovos
2 col (chá) essência de baunilha (eu geralmente uso essa essência em qqer bolo de chocolate, acho que dá um sabor especial no bolo)

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até adquirir uma consistência macia. (Não vai leite nessa mistura, pois as peras soltam agua e acreditem, fica ótimo)
Num refratário untado, disponha as peras escorridas e coloque essa mistura de bolo sobre elas. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por 30 min.
Retire do forno e deixe descansar de 5 a 10 min, e depois corte em pedaços.
Não tem erro! E pra ficar "pior" a situação, faça uma calda de chocolate.
A minha é uma velha receita que minha mãe fazia para cobrir o bolo, tranquila tbm:

1 col de sopa de manteiga ou margarina, uma xic de chá de açúcar e uma de chocolate em pó, 4 col de sopa de leite, misture tudo na panela, leve ao fogo e mexa até ferver. Jogue por cima do bolo.
Essa é aquela calda que endurece depois..obviamente eu fiz no momento de servir e ainda estava líquida e quentinha...ficou tudo muito gostoso!

Bjs Fe. ;)

23 de out de 2009

Caldinho de Abóbora



Estive meio "adoentada" dias atrás...daí niguém merece..tudo dói!
O corpo pesa...uma "inhaca"...mas ainda sim, carreguei meu corpo e fui preparar um caldinho de abóbora japonesa. Saiu bem simples,...mas estava bem gostosa...(na verdade ultimamente tenho feito tudo muito simples...)
Mas também, para o meu estado físico, até que ficou supimpa...hehe
Vamos lá então: cortei a abóbora, cozinhei, tirei casca e passei no processador (vira um purê). Na panela, coloquei um pouco de azeite, cebola e alho bem picadinhos, a abóbora processada, um caldo de legumes, sal, pimenta e um pouco de água. Deixei no fogo baixo. Antes de desligar o fogo, coloquei um pouco de cebolinha, desligue e ta pronto. Coloque queijo que fica muito gostoso..(eu tinha só de saquinho mesmo..então "só tem tu, vai tu mesmo"..rs)
Eu não tinha em casa, mas é gostoso colocar um pouco de bacon picadinho, ou um pouco de carne seca.

22 de out de 2009

Tudo por um Roast Beef


Sabe quando você está com "aquela" vontade de alguma coisa e pensa "daria tudo por isso"...Bom...sou assim com coca cola..hehe..mas um bom roast beef é uma boa pedida!rs

Os pais do Ti vieram nos vistar um fim de semana desses e trouxeram lá do interior de São Paulo, uma variedade de produtos da Berna, que são de ótima qualidade por sinal!
E o Roast Beef deles é maravilhoso! Eu coloco ele na mesa de várias formas, desde com arroz com feijão até num lanche com pão frances! Quente ou frio...de qualquer forma é uma delícia!



Deixo aqui essa ótima sugestão! E se tiveram a oportunidade de comprar e provar, façam, pois vale muito a pena!

;)

21 de out de 2009

Bolo de fubá cremoso


Bolo de fubá é uma delícia! Acompanhando um cafezinho..humm...
Esse eu faço ..não sei de onde é a receita..(tava anotada a mão num caderno antiiigo de receita de receitas que tenho..devo ter tirado de alguma revista...)Enfim, é uma das receitas mais gostosas de bolo de fubá cremoso que eu já comi.

É super simples: 4 ovos; 3 xícaras (chá) de leite; 5 col(sopa) de fubá; 4 col(sopa) de maisena; 1 vidro (200ml) de leite de coco; 3 xíc de chá (não mt cheias) de açúcar
½ xíc de chá coco ralado; ½ xíc de chá queijo ralado; 2 col (sopa) de manteiga; 1 col(sopa) de fermento em pó.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao forno por aproximadamente 45min.

No meio é puro creme! DELICIA!

;)

20 de out de 2009

Enrolado de carne - Por Tiago


Comida simples e sincera, quer coisa melhor!? Essa foi a vez do marido ir pra cozinha. O Ti gosta muito de cozinhar também! Ele é meu braço direito na cozinha muitas vezes!
No entanto ele é muuuito crítico com sua própria comida...sempre coloca um defeito, mas é pura modéstia pois ele cozinha muito bem.
O enrolado de carne é bem simples de fazer, só temperou com sal, pimenta, cebola picadinha e salsinha. Abriu a carne em cima de um pedaço de papel filme e colocou queijo muçarela e presunto, enrolou e colocou no forno.

Só isso! Ficou ótimo! E desse jeito mesmo: tudo misturado..hehe...há aqueles que critiquem quem mistura arroz e feijão desse jeito..mas pra mim não tem coisa melhor. É como feijoada, pra mim basta feijão preto (sem as carnes todas..) arroz, couve refogada e pimenta..tá feito...
A....uma pimentinha biquinho não podia faltar né...rs
;)

19 de out de 2009

Pepinos em conserva (vegana)


Eu sou fanática por picles!! Daí de tanto comprar resolvi aprender a fazer os meus pepinos em conserva. Cenouras, couve- flor, cebolinha...ainda estão por vir....
Pesquisando no mundo virtual, achei vaaaarios tipos de se fazer...daí pegando um pouco daqui e dali fiz uma versão própria que achei bem fácil e que fica ótima! Não tenho medidas exatas..quantidade sal, vinagre, temperos...vai do gosto..

Vamos lá então: Ferva água e sal, quando ferver desligue o fogo e coloque os pepinos (eu já fiz com o pepinos japones e o caipira...os dois ficam bons..) deixe tampado por 20 minutos (sem ferver)
À parte ferva uma parte de água e a mesma parte de vinagre (eu já fiz com branco e tinto..) depois de ferver, coloque os pepinos num pote de vidro esterilizado e jogue a mistura fervente por cima.
Agora o que você vai colocar fica a seu critério. Eu gosto de colocar um dente de alho, uma ou duas pimentas dedo-de-moça, alecrim, sementes de mostarda (quando tenho, uma folha de louro, e cravo...mas td isso é mto pessoal..tem gente que não coloca nada, ou só alguns...Aqui a gente gosta mais picante..rs

Bom depois disso é só guardar na geladeira e deixar por uma semana, depois é só consumir da forma que preferir, lanches, aperitivos, saladas....

Boa semana
Bjs Fe. ;)

16 de out de 2009

Para quem gosta de mini



Olá pessoas queridas! Pelo último post eu vi que não sou a única pessoa que ama coisas minis..hehe...Se eu puder faço tuuudddoo mini....minis cheesecakes, mini tortinhas, mini bolinhos, mini espetinhos....enfim...acho fofo!
Ano passado em um dos meus "passeios" pela livraria Cultura, achei esse livro...devo dizer que foi amor a primeira vista!
O legal desse livro é que, além das pequenas porções, ele dá sugestões de decoração da mesa, combinação de cores, combinação dos pratos ...enfim..é bem interessante!
Então, para quem se interessar, aí vai a dica: "Comidinhas - deliciosas receitas de antepastos, tapas, mezzes e entradas" - Jennifer Joyce - Publifolha

Um ótimo fds para todos!!

Bjocas ;) *foto do site da livraria cultura

15 de out de 2009

Mini tortinha de frango


Essa torta de frango é uma receita da minha avó Guaraciaba. Quando eu era pequena, essa torta fazia parte dos almoços de domingo e toda vez que ela nos visita, ela leva pra mim (ela sabe o taaanto que eu gosto dessa torta). Bom, no fim eu aprendi a fazer a torta (lógico de da minha avó é única..mas é sempre assim...nuca a receita fica igualzinha...rs). O recheio clássico da vó Guara é frango com palmito, mas eu já fiz vários outros.
Para um lanchinho em casa eu resolvi fazer ela pequenininhas e ficou muito gracinha, além de gostoso.

A massa é bem simples, não tem segredo (eu já fiz essa massa no formato de pastel para fazer no forno..hehe)

A receita toda é:
300gr de farinha;
50gr de manteiga;
2 col de sopa de óleo;
+- 1/2 copo de água morna com uma col de café de sal.

Misturar tudo adicionando aos poucos a água, trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixar a massa descansar na geladeira por 20 min. Abra parte da massa, forre a forma, recheie e cubra com outra parte da massa. Pincele a gema e leve ao forno.

**Tem vezes eu no lugar da água, uso o caldo do cozimento do frango e acento o sal.
**O recheio não pode estar muito quente (eu faço primeiro o recheio e depois a massa..)

Para fazer menor, eu fiz meia receita e coloquei um pouco mais de manteiga para a massa ficar um pouco mais maleável - para moldar melhor na forminha.
Deram 13 tortinhas.

O recheio é: frango desfiadinho, cebola, cebolinha, tomate, requeijão, sal e pimenta.

E não podia faltar um molhinho de pimenta que eu adoro!!rs

;)

13 de out de 2009

Cupcakes de chocolate


Olá pessoas queridas! Voltando a rotina depois do feriado....eu estava hj como de costume, passeando pelos blogs e no Rainhas do Lar, uma leitora fez os cupcakes de chocolates, receita enviada por "moi". Esta no "rainhas do rainhas" de hj.
Essa receita eu enviei quando o mamão ainda era só um projeto...hehe..mas..depois de ver os bolinhos hj, pensei "nossa, eles são tão bons, como não os coloquei aqui!?"
Aí vai:

Ingredientes
2 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
200g de chocolate meio amargo em cubos
1 colher sopa de fermento em pó.

Preparo: Bata o açúcar e a manteiga, depois misture o chocolate em pó . Acrescente os ovos e bata bem, acrescente a farinha peneirada e o leite e por fim misture o fermento e os pedacinhos de chocolate. Coloque nas forminhas de papel pela metade e asse em assadeira para muffins por 15 ou 20 minutos.
A cobertura eu fiz um brigadeiro clássico coloquei no saco de confeitar e decorei os bolinhos. Rende 12.

Eles ficam ótimos! É de virar os olhos!

huuumm
;)

9 de out de 2009

8 de out de 2009

Petit Gateau de Goiabada


Um dia (isso já faz um tempão) meu marido foi a um restaurante com o pessoal do trabalho e comeu de sobremesa um petit gateau de goiabada com calda quente de queijo...imagina minha cara quando ele me contou!!!...babei..fiquei um tempão atrás de uma receita pra fazer o bendito bolinho..a única que eu achei na época foi no site do Mais Você, e o bom é que tem vídeo!
Enfim, comprei "N" vezes goiabada aqui em casa..mas nunca fazia...ela sempre acabava casando com um queijo, ou ia pra cobetura de um cheesecake romeu e juleita, ou pizza doce..mas nunca virava um petit gateau. Uns dias atras eu achei para vender no mercado uma goiabada já mole, pensei "dessa vez eu faço". E fiz
Devo dizer que ficou uma delícia!!! Eu não fiz calda quente de queijo, nem um sorvete de queijo (sugerido pela chef no video), coloquei um catupiry (de boa qualidade) pra acompanhar e deu super certo, o povo adorou!

A receita é da Chef Morena Leite:
1/2 kg de goiabada mole (se não achar mole como eu comprei, é só bater com um pouco de agua)
200g manteiga derretida
100g de açúcar
5 claras
10 gemas peneiradas
100g farinha de trigo peneirada

Misture a goiabada com a manteiga, e em seguida acrescente o açúcar, depois as claras, as gemas e por último a farinha (aos poucos). Depois da massa homogenea, distribua nas forminhas (untadas e enfarinhadas). Leve ao forno pré-aquecido à 240 graus por +- 12 minutos.

Os petits gateaus que sobraram eu congelei e depois quando fomos comer novamente só esquentei no microondas e fica ótimo!

Essa dá pra fazer pro fim de semana!! ;)

7 de out de 2009

Parafuso com molho de abobrinha



A abobrinha que sobrou do Ratatouille, fácil ia virar outra coisa aqui em casa..
Daí o Ti pergunta "e aí? o que vai ter hoje?"
eu " então, tava pensando em fazer um fazer um macarrão com abobrinha, já que sobrou do ratatouille", na hora uma cara de "?"...."macarrão com abobrinha??? Você ja fez isso? combina?"...eu "Não, mas ruim não deve ficar...e se não der certo, o máximo que vai acontecer é a gente assar uns nuggets..rsrs"
Enfim, devo dizer que ficou super gostoso e é uma ótima variação para aquele macarrão convencional...
Ralei a abobrinha e refoguei com um pouco de cebola e temperei com sal e pimenta, nas mesma panela fiz um molho branco convencional (tudo junto mesmo) e por fim coloquei meio copo de requeijão (era um meio copo já aberto na geladeira, não pensei duas vezes, foi pra panela).
Pessoal, ficou muito muito bom! O marido olhou, deu a primeira garfada e adorou "não é que ficou bom mesmo!"....depois repetiu..rs

É super simples, mas eu achei legal postar pois, quantas e quantas vezes a gente olha a geladeira e não tem idéia do que fazer com o que tem.

;)

6 de out de 2009

Para Gourmets Amadores



Foi presente do maridão! É uma graça essa ropinha né! Tanto que nem ele resistiu e uma é dele tbm para quando faz suas aventuras na cozinha.

4 de out de 2009

Ratatouille e um pouco mais... (vegana)



As berinjelas fazem por merecer né gente! Um artigo sem fonte, mas encontrado na Wikipédia, é bastante interessante ao falar sobre esse fruto. Eu não me considero uma pessoa radical ou chata para comer, como de tudo (ou quase td..rs) ...mas alimentos leves e mais saudáveis nas refeicões devem prevalecer na alimentação diária (justamente para podermos comer uma torta de chocolate, ou de limão quando der vontade..hehe). Há vários livro que falam só sobre berinjelas, mas como eu não os tenho vamos ao artigo.

"A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol[carece de fontes?]. Um estudo clínico do Instituto do Coração de São Paulo não confirmou tais resultados; o trabalho publicado afirma que a berinjela não deve ser encarada como substituto de estatina.[2]. Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais."
Legal né! Vamos então a receita:


Essa receita é muito fácil, me empolguei a fazer depois de assistir o desenho infantil (mto gracinha por sinal..rs)....e depois que fiz a primeira vez, e aprovada já repeti várias vezes.

Corte a berijela em rodelas finas, coloque sal até sair o líquido amargo lave e seque e reserve.
Corte a abobrinha (tipo italiana) em rodelas tbm e reserve.
Corte tomates em rodelas e reserve ( Há receitas que ao inves de tomate se usa pimentão vermelho, fica bom tbm, eu ja fiz com os dois e fica ótimo!!!)

Faça um molho de tomate, retirando a pele e as sementes, processe-os e cozinhe com azeite cebola beeeeemmm picadinha, manjerição, alecrim, sal e pimenta.
Depois de pronto, faça uma cama de molho e coloque as rodelas, alternando as berinjelas, tomates e abobrinhas. jogue um pouco de sal, manjericão e alecrim, regue azeite e coloque um papel manteiga para cobrir. Leve ao forno por aproximadamente 40 min.
Eu reservo um pouco do molho para colocar por cima depois.

;)