30 de set de 2009

Torta de chocolate


Eu vi essa torta no programa da Ana Maria Braga, ela chamou de "bolo chips de chocolate" e achei uma delícia só de ver! E quando ela fez o "huuuummm"...nossa...babei!rs
Mas o que achei o mais interessante foi a base da torta, que é feita com mistura de bolo pronto, e fica ótima mesmo.
A receita é a seguinte:

Para a massa: 1 pacote de mistura para bolo (chocolate); 2 col sopa de margarina; 1 ovo. Misture todos os ingredintes com a mão até ficar uma massa homogênea. Forre o fundo e a lateral de uma forma de aro removível.

Para o Recheio: Em uma tigela misture 100g de coco ralado seco; 200g de chocolate ao leite derretido (no site está picado, mas é derretido); 1 lata de leite condensado e 1 ovo. Misture bem. Coloque essa mistura sobre a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 25 min. Desenforme frio.
No site a sugestão é polvilhar açúcar de confeiteiro em cima, mas eu fiz minha decoração com morangos. Particularmente eu gostei muito, pois além dessa combinação clássica de morango com chocolate ser uma delícia, o deu uma quebrada no doce da torta. É de babar mesmo!

29 de set de 2009

Carne delícia com laranja e shoyu



Eu gosto muito de assistir programas de culinária, principalmente aqueles que passam receitinhas que vem pra facilitar a vida da gente. Um dia desses no Everyday Food, um dos pratos era carne com molho shoyu e laranja, só que aquele caldinho mais grossinho que fazemos diluindo a maisena com um pouco de água, era feito de um jeito diferente. O prato é simples, sem dificuldade.

Cortei filé mignon em pedaços pequenos, temperei com sal e pimenta e passei na maisena (assim o caldinho já vai se formando ao longo do procedimento - quando vi na tv achei bem interessante, e o sabor final do prato é bem gostoso mesmo.)

Bom, daí coloquei um pouquinho de azeite na frigideira e dei uma fritadinha na carne, depois de bem fritinha coloquei brócolis (pré-cozido), gengibre ralado, cebola em fatias fininhas, pimentão vermelho também fininho (deu pra perceber que é o que restou da receita anterior né..rs...Dei uma mexida até a cebola amolecer um pouco (não muito). A parte espremi o suco de uma laranja e misturei com um pouco de molho shoyu. Junte esse molho com a carne, mexa um pouco e pronto! Muito fácil e gostoso!
Para acompanhar, fiz um purê de batata clássico e só. Eu não tinha cenoura, mas ela fatiada em rodelas fininhas, deve ficar muito bom também!

28 de set de 2009

Pestisco



Adoro linguiça calabresa, muitas vezes é um coringa. Dessa vez eu tinha linguiças fininhas, rapidinho já vira um lanche aqui em casa!
Dei uma fritada nas linguiças (na própria gordura - pode ser absurdo, mas eu já vi várias pessoas colocando óleo e fritar linguiça calabresa, muito mais gorduroso né), depois de bem fritinha, coloquei cebola em rodelas fininhas também e pimentão vermelho. Com um limãozinho fica ótimo! Ou também, pra ficar "pior" com um pãozinho..rs
;)

24 de set de 2009

Cheese Cakes


Eu sou adoro cheesecake!! Demorei pra achar uma receita que eu gostasse...eu nem lembro mais de onde peguei essa deve ter sido de alguma revista...enfim...
O de morango é um clássico aqui em casa! Só que eu curiosa que sou, resolvi testar um de nozes com damasco. Eu já tinha visto algum tempo atrás uma foto, mas nao tinha receita,entao "me viro nos 30"..rsrs. Mas já adianto que não é nada "cabeludo" não.
Quando resolvi fazer o de morango eu aproveitei e separei um poco da mistura pra fazer os de nozes..por isso não ficou muito alto como geralmente eu faço, o que não influencia em nada na gostosura do mesmo..hehe.
Bom, vamos lá. Para a base, é preciso um pacote de bolacha maisena e um pouco de manteiga ou creme de leite (menos de uma lata...vai misturando até dar ponto). Daí é preciso triturar as bolachas e misturar com um dos dois até ficar uma farofa beem umida e coloque numa forma de fundo removível. Asse em forno pré aquecido por aproximadamente 10 min e reserve.
Para o recheio, você vai precisar de: 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite sem soro, 1 copo de requeijão tradicional, 300gr de cream cheese, 1 pacotinho de gelatina incolor, 1 caixa de morango e açucar a gosto.
Bata no liquidificador, o leite condensado, creme de leite, requeijão e cream cheese. Prepare a gelatina como na instrução, acrescente ao creme e bata mais.
Quando tiver homogêneo colocar sobre a massa e levar a geladeira por +- 1hora. Para a cobertura eu passo os morangos no miniprocessador e coloco direto (sem açúcar) sobre a torta pra não ficar muito doce. Mas pode após passar no processador levar ao fogo com um pouco de açúcar e mexa um pouco até reduzir um pouco e pronto.

Para o cheesecake de nozes eu fiz em forminhas individuais, também de fundo removível. A massa da base vai apenas no fundo na forma, não coloco nas laterais. Depois de bater a mistura no liquidificador eu misturei nozes picadas, e na hora de colocar nas forminhas eu fiz uns com um mix de castanhas trituradas e outros sem, os com castanhas nas laterais ficou mais bonitinho. Para a cobertura, eu não tinha geléia de damasco em casa, a única coisa que eu tinha era os damascos que comprei no mercado, daí eu bati com um pouco de água no mix e coloquei em cima. Ficou muito gostoso!

22 de set de 2009

Canelone de Berinjela


Para os amante de berinjela como eu, ai vai mais versão.

Corte as berinjelas em fatias finas (como eu gosto beem fininha eu passo no fatiador), passe sal e deixe descansar até que saia o líquido amargo da berinjela. Em uma frigideira antiaderente coloque as fatias e grelhe dos dois lados. Depois de prontas, recheie com uma mistura de ricota, tomates secos (picadinhos), cebolinha, sal, pimenta e noz moscada. Coloque os canelones em uma assadeira com molho de tomate (fiz um molho com tomates pelados, temperado com sal, pimenta e manjericão) e asse por aproximadamente 20 min.
O recheio pode ser também de ricota e espinafre, fica muito bom também. E como na Lasanha de Berinjela eu já preparei as berinjelas passando as fatias na farinha de trigo e ovo com queijo ralado e grelhei...mas dessa vez fiz uma versão mais light! Delícia!!
Pode colocar um queijo ralado por cima...pra mim elas assim puras só com molho já fica ótimo!

21 de set de 2009

Nhoque de Mandioca


Eu sei...querer peder peso e comer nhoque não dá certo...mas a vontade é grande...a gente compensa depois..hehe
Essa receita é o maior sucesso aqui em casa! Porém como há diferentes tipos de mandiocas, as vezes você pode não conseguir o ponto desejado (umas retém mais água)....eu já fiz esse nhoque na casa da minha mãe e foi uma decepção...a porcaria não dava liga de jeito nenhuuuummm..nem colocando farinha de trigo deu certo...Então, se na sua cozinha a receita não sair do jeito “bom”, não me xingue...hehe...faça uma outra tentativa com outro tipo de mandioca ok!
A receita é hiper fácil, é só cozinhar 1 kg de mandioca e depois amassá-la, acrescente duas gemas e duas colheres de sopa de azeite, misture bem. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada. Passe óleo ou manteiga na mão para pegar as porções da massa e recheie com um pedaço de queijo (o que eu tinha era muçarela - cortei em cubos). Coloque molho de tomate na assadeira(eu fiz o molho de tomates pelados com manjericão) e em seguida as bolas de nhoque e coloque mais molho por cima e queijo parmesão ralado e leve ao forno até que o molho comece a borbulhar e o queijo derreter. Depois é só se deliciar!


O bom dessa receita é que você pode congelar as bolinhas de nhoque ja recheadas com queijo e usar depois. Outra coisa boa é que a receita permite variações, por exemplo, você pode rechear seu nhoque com calabresa moída ou frango desfiado. Em uma das minhas versões, no lugar de queijo parmesão por cima dos nhoques, eu coloquei requeijão, também fica muuuito bom!!!
Bom Apetite
;)

18 de set de 2009

Quase Light



Correndo um pouco atrás do prejuizo, além da academia, resolvi voltar a fazer natação! Parecia que o universo estava conspirando para isso..hehe..primeiro meu amigo sempre me perguntando "e aí já começou a nadar? posso contar com você na próxima competição?"...como se eu fosse competir depois de taaaaanto tempo parada..hehe
Daí, eu passando pelo blog da Fer, do Chucrute com Salsicha, ela escreve que voltou a nadar. Só podia ser o universo né..hehe
Bom, como não basta só isso, não dá pra comer coisas não lights todo dia né!! Eu não deixo de comer nada..mas "tento" reduzir a quantidade.....então um dia desses o almoço foi uma saladinha e agrião (que eu adoro) com tomate (que ta dificil comprar bom ultimamente..mas a gente tenta os menos ruins..rs), umas azeitonas pretas...(das boas!!rs) e pra não ser taaaooo radical da "dieta" dois bifinhos de picanha!!hauaha...Ninguém é de ferro né!
Mas tudo bem, eu não como a gordura ok!hehe
;)

16 de set de 2009

Churrasquinho na Kit



Há pessoas que se queixam, e há aquelas que superam as dificuldades...Não é porque eu moro numa kitnet que vou deixar de comer um espetinho né!!rsrs
Com meu pequeno grill e um pouco de fome junto com a vontade de comer, resolvi fazer uns espetinhos de frango que eu a.d.o.r.o!! Temperei o frango com sal, pimenta do reino, pimenta calabresa e um pouquino de limão. Alternei os espetinhos com o frango, cebola e pimentão vermelho, entretanto usar tomate cereja fica muuuito bom, é que eu nao tinha. Daí fiz um molhinho de mostarda e mel para comer com o frango, e um babaganouch para acompanhar tbm, só que dessa vez eu fiz com as berinjelas assadas e não tostadas na boca do fogão como passei da outra vez. Particularmente eu gosto mais do outro jeito...mas assim fica bom também.


Experimente então fazer seus espetinhos em casa, além de não dar trabalho, são rapidos de preparar e ficam muito saborosos!

;)

15 de set de 2009

Macarrãozinho Básico



Para dar uma incrementada naquele macarrão básico, é só fazer um molho de tomate na hora e com bastante pedaços, temperado com um pouco de sal e pimenta e também cebola picadinha e manjerição, reserve. Passe no processador de alimentos uma calabresa e dê uma fritada em uma frigideira antiaderente (sem por óleo ok!) depois de bem fritinha misture o molho e depois o macarrão já cozido. Sirva com queijo parmesão ralado.
;)

14 de set de 2009

Tudo acaba em pizza





Diante muuuitas pizzas ruins que comi aqui em Brasília, resolvemos fazer nós mesmo a nossa pizza! Desistimos de pizzas de entrega colocamos a mão na massa (na verdade é o Ti que coloca a mão na massa..hehe) fizemos na nossa máquina de pão (vocês já perceberam que nós a usamos bastante né..hehe....por isso disse na primeira postagem que tive que dar o braço a torcer ao Tiago, pois foi uma ótima aquisição...hehe)
Vamos lá então:
Para fazer 2 pizzas (para pães de 600g) Para fazer 3 pizzas(para pães de 900g)

Agua 1 copo 1 1/3 copo
Sal 1/2 col de chá 3/4 col de chá
Azeite 2 col sopa 3 col sopa
Farinha Trigo 3 copos 4 copos
Fermento Biológico seco 1 1/2 col de chá 2 1/2 col de chá
Usar ciclo massa ou fazer à mão (deixando a massa descansar por +- 1h)
Depois de pronta, é só abrir a massa e rechear a seu gosto, e assar!Dessa vez fizemos de: queijo, frango e pimenta biquinho; queijo tomate e cebola; marguerita; e Romeu e Julieta; e lógico um vinho para acompanhar!


7 de set de 2009

Strogonoff



O Tiago adora strogonoff e como fazia muito que não fazia, resolvi saciar sua vontade no fim-de-semana. Geralmente eu faço com frango, mas dessa vez fiz de filé mignon. Para ser bem sicera, eu não tenho quantidades e medidas, tudo vai meio no olho e no sabor, além disso eu já vi várias maneiras de se fazer strognoff, eu faço desse jeito e agrada a todos!rs Vamos lá:




Pique uma cebola grande, coloque na panela com um pouco de azeite. Acrescente o filé mignon cortado em tirinhas e temperado com sal e pimenta dê uma fritada. Depois coloque champignons fatiados e mexa, coloque um pouco de conhaque e deixe evaporar o alcool. Coloque um pouco de ketchup, mostarda e molho inglês, mexa mais um pouco e depois por fim duas caixinhas de creme de leite, misture e desligue o fogo.


Sirva logo em seguida com arroz branco e batata palha.


;)




3 de set de 2009

Lasanha de Berinjela


Uma ótima opção para um almoço de fim-de-semana é uma lasanha de berinjela. Eu a.d.o.r.o. berinjela, sempre tenho em para fazer algo, e quando não sai nenhuma receitinha para a refeição vira conserva...huuumm..

Vamos à lasanha, é muito fácil.

Tem gente que faz as camadas de berinjelas sem prepara-las antes...eu gosto mais assim: fatie a berinjela beeem fininha (eu uso um fatiador), coloque sal e deixe descansar...(isso ira fazer com que elas soltem um líquido escuro, que é o amargo da berinjela). Depois de tirar o amargo, passe na farinha de trigo e depois em ovo batido (com um pouco de sal e pimenta, pode por queijo ralado se quiser). Coloque as fatias sobre uma frigideira antiaderente, e grelhe os dois lados...esse processo é rápido..o mais demorado vai ser fazer toodas as fatias..rs...mas como cozinhar é uma terapia....curta esse preparo!rsrs

Assim que as berinjelas estiverem prontas, faça uma camada de molho de tomate (o que eu fiz, eu não bati todo, deixei uns pedaços de tomate, eu gosto dele com pedacinhos de tomate..rs), coloque em seguidas as berinjelas depois queijo, peito de peru, eu tinha gorgonzola (que somos fã aqui em casa!) e coloquei também, mais molho, berinjela..e assim por diante...finalize com queijo e leve ao forno...depois delicie!


Bom apetite

;)

2 de set de 2009

O Legítimo Risoto à Piemontesa





Sou nova no “ramo dos risotos”, na verdade, a rainha do risoto na família é minha prima Ligia.
Eu não tenho um prato especifico que faça as pessoas se lembrarem de mim. Em geral eu cozinho de tudo um pouco, sei lá....vi em algum lugar ... gostei... eu faço!


Antigamente eu não gostava de risoto, mas (como diz meu irmão) “de boa” as pessoas, na maioria das vezes, não gostam de certos pratos porque tiveram a infelicidade de comer um que não estava bom!!!! Depois que você prova um prato bem preparado muda de opinião.


Mas voltando ao risoto, é importante não ter pressa para preparar o prato. É preciso ter paciência para fazer um risoto, não adianta jogar todos os ingredientes na panela e ir fazer outra coisa que não vai dar certo!!


Outra coisa importante é o vinho. O vinho deve ser seco e POR FAVOR, que seja de boa qualidade!!! Em geral o risoto se faz com vinho branco, mas esse aqui o vinho é tinto (o sabor do vinho fica mais acentuado). Essa receita eu fiz do livro " Cozinha Clássica" que já mencionei aqui.


100g de arroz (arroz próprio para risoto)
30g de manteiga
1 xic de chá de vinho tinto
1 colher de sopa de cebola beeeemm picadinha, ou triturada ou de preferência ralada
1 colher de sopa de purê de tomate (eu usei 2)
1 ½ xic de chá de caldo de carne ou de galinha (coado)
50g de queijo parmesão ralado fino (não me usem o de saquinho ok!!)
Pimenta-do-reino


Em uma panela grossa, coloque parte da manteiga e refogue rapidamente a cebola. Junte o arroz, e mexa, mexa, mexa. Depois dessa fritada no arroz, adicione parte do vinho e mexa até incorporar. Coloque o restante do vinho e mexa novamente, assim que o álcool evaporar acrescente um pouco do caldo e mexa, mexa. O caldo deve ser acrescido de pouco em pouco (não coloque tudo de uma só vez, pois não irá obter o resultado desejado). Depois da última colocação do caldo, junte a pimenta-do-reino a gosto, também o purezinho de tomate, mexa. Por fim, acrescente o resto da manteiga e o parmesão mexa, e em poucos instantes seu risoto estará pronto para ser servido.
E quando pronto deve ir logo para o prato...dava de muita demora.


O Tiago fez um filé de tilápia na manteiga temperado com sal, pimenta e vinagre balsâmico. Ficou muito bom. O prato não ficou muito colorido, confesso, mas estava maravilhoso!


Para acompanhar, uma boa música!


;)