8 de out. de 2009

Petit Gateau de Goiabada


Um dia (isso já faz um tempão) meu marido foi a um restaurante com o pessoal do trabalho e comeu de sobremesa um petit gateau de goiabada com calda quente de queijo...imagina minha cara quando ele me contou!!!...babei..fiquei um tempão atrás de uma receita pra fazer o bendito bolinho..a única que eu achei na época foi no site do Mais Você, e o bom é que tem vídeo!
Enfim, comprei "N" vezes goiabada aqui em casa..mas nunca fazia...ela sempre acabava casando com um queijo, ou ia pra cobetura de um cheesecake romeu e juleita, ou pizza doce..mas nunca virava um petit gateau. Uns dias atras eu achei para vender no mercado uma goiabada já mole, pensei "dessa vez eu faço". E fiz
Devo dizer que ficou uma delícia!!! Eu não fiz calda quente de queijo, nem um sorvete de queijo (sugerido pela chef no video), coloquei um catupiry (de boa qualidade) pra acompanhar e deu super certo, o povo adorou!

A receita é da Chef Morena Leite:
1/2 kg de goiabada mole (se não achar mole como eu comprei, é só bater com um pouco de agua)
200g manteiga derretida
100g de açúcar
5 claras
10 gemas peneiradas
100g farinha de trigo peneirada

Misture a goiabada com a manteiga, e em seguida acrescente o açúcar, depois as claras, as gemas e por último a farinha (aos poucos). Depois da massa homogenea, distribua nas forminhas (untadas e enfarinhadas). Leve ao forno pré-aquecido à 240 graus por +- 12 minutos.

Os petits gateaus que sobraram eu congelei e depois quando fomos comer novamente só esquentei no microondas e fica ótimo!

Essa dá pra fazer pro fim de semana!! ;)

11 comentários:

  1. Que receita incrível! Amei!!! Sou louca por goiabada com queijo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fe que espetáculo de sobremesa! Ameiiiiiii... Parabéns! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. SENHOR DA GLÓRIA! isso é dos deuses.

    ResponderExcluir
  4. Fe, acabei de conhecer seu blog!Adorei, principalmente pelo fato de ter mais uma querida em Brasilia!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Tô babando!!!
    Que incrível esse Petit Gateau!
    Loucura, Fefê, loucura!!!
    Amei!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Tati, pra vc que é louca por uma goiabada como eu, vai adorar! O bom é que não é um doce muuuuito doce, é bem suave e delicioso!

    Sarinha, seja bem vinda!

    ResponderExcluir
  7. Onde você comprou essa goiabada mole em bsb? Essa mistura foi com o fouet ou no liquidificador? Adorei e quero fazer logo.
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Olá eu sou Adrianio e, gostaria de saber se essas claras são batidas em neve ou não? pois fiquei com esta dúvida.Obrigado!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriano, as claras não em neve não.
    Bj Fe

    ResponderExcluir
  10. A farinha de trigo é com ou sem fermento? Mistura tudo na mão mesmo? Queria testar a sobremesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! A farinha de trigo é sem fermento e sim, mistura td na mão! :D

      Excluir