19 de out. de 2009

Pepinos em conserva (vegana)


Eu sou fanática por picles!! Daí de tanto comprar resolvi aprender a fazer os meus pepinos em conserva. Cenouras, couve- flor, cebolinha...ainda estão por vir....
Pesquisando no mundo virtual, achei vaaaarios tipos de se fazer...daí pegando um pouco daqui e dali fiz uma versão própria que achei bem fácil e que fica ótima! Não tenho medidas exatas..quantidade sal, vinagre, temperos...vai do gosto..

Vamos lá então: Ferva água e sal, quando ferver desligue o fogo e coloque os pepinos (eu já fiz com o pepinos japones e o caipira...os dois ficam bons..) deixe tampado por 20 minutos (sem ferver)
À parte ferva uma parte de água e a mesma parte de vinagre (eu já fiz com branco e tinto..) depois de ferver, coloque os pepinos num pote de vidro esterilizado e jogue a mistura fervente por cima.
Agora o que você vai colocar fica a seu critério. Eu gosto de colocar um dente de alho, uma ou duas pimentas dedo-de-moça, alecrim, sementes de mostarda (quando tenho, uma folha de louro, e cravo...mas td isso é mto pessoal..tem gente que não coloca nada, ou só alguns...Aqui a gente gosta mais picante..rs

Bom depois disso é só guardar na geladeira e deixar por uma semana, depois é só consumir da forma que preferir, lanches, aperitivos, saladas....

Boa semana
Bjs Fe. ;)

10 comentários:

  1. Uma delicia sua conserva de pepinos! Em casa sempre temos um vidro bem grande! Adoro! Parabéns! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que boa idéia Fe!
    Adoro pepinos japoneses em conserva, mas os danados são bem carinhos!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, se tiver alguma outra dica pode dizer tbm..hehe..estou aberta a novas tentativas..hehe

    Tati, nem me fale...eu comprava em atacado..hehe..dai cansei....por isso resolvi fazer teste ai tbm..vale a pena!

    Bjs Fe. ;)

    ResponderExcluir
  4. Bah! Depois de alguns dias em repouso no vidro, apareceu uma crosta branca, tipo mofo, no líquido. O mofo deu! Que fazer? Pasteurizar o líquido fervendo bem os vidros? Ou colocando ácido ascórbico? Abç

    ResponderExcluir
  5. Golbery, eu já fiz essa conserva várias vezes, isso nunca aconteceu!! Você esterilizou bem seu vidro?
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  6. Nossa pensei que não iria encontrar uma receita legal pra usar meus pepininhos que ganhei, assim é mais fácil de entender e de fazer tbm.
    Muito obrigada Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia! Eu faço mto essa conserva! Minha família adora! Espero que goste tbm! Bjs

      Excluir
  7. Gente, eu plantei os meus pepinos!! Eles nascem super rápido! A receita sai quase de graça... Quem tem um espacinho de terra, faça a experiência!

    ResponderExcluir
  8. Gente, pra quem tem um espacinho vale a pena plantar os pepinos!! A germinação é rápida e o crescimento também! Quem tem um espacinho de terra, ou uma floreira mesmo, bem adubada faça o teste... a receita sai quase de graça! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Estive pesquisando receitas de pepinos em conserva, e achei a sua bem simples e saborosa!

    ResponderExcluir