15 de out. de 2009

Mini tortinha de frango


Essa torta de frango é uma receita da minha avó Guaraciaba. Quando eu era pequena, essa torta fazia parte dos almoços de domingo e toda vez que ela nos visita, ela leva pra mim (ela sabe o taaanto que eu gosto dessa torta). Bom, no fim eu aprendi a fazer a torta (lógico de da minha avó é única..mas é sempre assim...nuca a receita fica igualzinha...rs). O recheio clássico da vó Guara é frango com palmito, mas eu já fiz vários outros.
Para um lanchinho em casa eu resolvi fazer ela pequenininhas e ficou muito gracinha, além de gostoso.

A massa é bem simples, não tem segredo (eu já fiz essa massa no formato de pastel para fazer no forno..hehe)

A receita toda é:
300gr de farinha;
50gr de manteiga;
2 col de sopa de óleo;
+- 1/2 copo de água morna com uma col de café de sal.

Misturar tudo adicionando aos poucos a água, trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixar a massa descansar na geladeira por 20 min. Abra parte da massa, forre a forma, recheie e cubra com outra parte da massa. Pincele a gema e leve ao forno.

**Tem vezes eu no lugar da água, uso o caldo do cozimento do frango e acento o sal.
**O recheio não pode estar muito quente (eu faço primeiro o recheio e depois a massa..)

Para fazer menor, eu fiz meia receita e coloquei um pouco mais de manteiga para a massa ficar um pouco mais maleável - para moldar melhor na forminha.
Deram 13 tortinhas.

O recheio é: frango desfiadinho, cebola, cebolinha, tomate, requeijão, sal e pimenta.

E não podia faltar um molhinho de pimenta que eu adoro!!rs

;)

11 comentários:

  1. Deliciosas! Adorei a receita! Parabéns Fe! Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro os formatos pequenos dos pratos, gostei da idéia das mini tortinhas. Quantas tortinhs renderam para esta meia receita?

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe, que tortinha linda! vou fazer mas vou adaptar a receita pq n como frango e depois te conto como ficou. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tati, eu devo confessa que tbm adoro tudo "mini"..hehe deram 13 tortinhas..bem lembrado!

    Nane, é como eu disse, o recheio fica por conta do fregues..hehe...faça de palmito que fica uma delicia, me conta depois sim!!

    Bjs Fe.

    ResponderExcluir
  5. a aparencia da massa é de babar. E é bem mais magra que a que eu uso. vai pouca gordura. gostei

    ResponderExcluir
  6. Que mimo essas tortinhas, Fê!!! Ficaram lindas, parabéns!
    E amei a receita :D
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Que fofas ficaram essas tortinhas, também gosto de minis, a gente engana que come menos...rsrsrs! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  8. Facinho mesmo e deve ficar muito BOA...Que Delicia Parabens...Bjks

    ResponderExcluir
  9. Welze, pode fazer que a massa é boa mesmo...eu adoro! Essa como disse eu usei um mais de manteiga (ou margarina) então não tava tão light assim..hehe..mas é boa!

    Rachel, a gente tenta enganar né...rsrs

    Bjs Fe.

    ResponderExcluir
  10. não vai fermento nessa massa?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é necessário colocar fermento. Já vi vi algumas versões que coloca uma colher de café de fermento químico.

      Excluir