27 de out. de 2009

Bolo de Pera e Chocolate


Mais uma vez Salve Nigella!! Desse vez o post é 3 em 1! - peras - peras e bolo - calda de chocolate! ...e gente...vocês não tem noção da gostosura desse bolo com pera....é uma delicia!! O duro é que engorda né...mas de verdade..quando a gente come uma coisa o prazer no sabor é tão grande que nem vale a pena esquentar a cabeça...pense nisso só no dia seguinte pra sofrer ok!rs
A receita é hiper fácil.
Pra começar pede 2 latas de peras em conserva (aqui foi dificil de achar, e quando achei, custava R$11,50 cada uma...então decidi fazer eu mesma as minhas peras...)
Apesar da Nigella dizer que td bem se vc usar a fruta pura, apenas descascada e sem semente, fiquei com medo de ficarem fibrosas ou duras, ou sem sabor...sei la..e pensei "não deve ser tão complicado fazer as peras".Pois então,um dia antes comprei as peras, descasquei, tirei o miolo, coloquei em uma panela com água e açucar (um pouco mais de uma colher de sopa por pera), cozinhei até ficarem macias, coloquei em um vidro (com a água)e coloquei na geladeira pois só usei no dia seguinte.



Peras feitas, vamos a receita do bolo:
125g de farinha de trigo
25g de cacau em pó
125g de açúcar
150g de manteiga amolecida
1 col (chá)de fermento em pó
1/4 col (chá) bicarbonato de sódio
2 ovos
2 col (chá) essência de baunilha (eu geralmente uso essa essência em qqer bolo de chocolate, acho que dá um sabor especial no bolo)

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até adquirir uma consistência macia. (Não vai leite nessa mistura, pois as peras soltam agua e acreditem, fica ótimo)
Num refratário untado, disponha as peras escorridas e coloque essa mistura de bolo sobre elas. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por 30 min.
Retire do forno e deixe descansar de 5 a 10 min, e depois corte em pedaços.
Não tem erro! E pra ficar "pior" a situação, faça uma calda de chocolate.
A minha é uma velha receita que minha mãe fazia para cobrir o bolo, tranquila tbm:

1 col de sopa de manteiga ou margarina, uma xic de chá de açúcar e uma de chocolate em pó, 4 col de sopa de leite, misture tudo na panela, leve ao fogo e mexa até ferver. Jogue por cima do bolo.
Essa é aquela calda que endurece depois..obviamente eu fiz no momento de servir e ainda estava líquida e quentinha...ficou tudo muito gostoso!

Bjs Fe. ;)

4 comentários:

  1. OI Fe,

    Essa NIgella é sabida, hein?
    Seu bolo tá lindo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa Fê, que lindo!!! E que delícia também!
    Pêra com chocolate é uma combinação incrível, né! :) E com essa caldinha por cima...afff, bom demais!
    Adorei!!!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus menina isso deve ficar dos deuses!
    Santa Nigella!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Sempre vejo a combinação peras + chocolate, mas nunca provei, quem sabe me animo? Quanto às calorias, sou adepta da meia-receita, pra comer pouquinho, pena que nem sempre consigo, rs.

    ResponderExcluir